Estrelas de Hollywood fundam escola de cinema para crianças carentes

Com objetivo de impulsionar uma mudança transformacional em toda a indústria do entretenimento para estudantes de comunidades carentes, grandes estrelas do cinema estão se reunindo para fundar uma escola de produção de cinema e TV, em Los Angeles.

A academia especializada, que receberá o nome de Roybal School of Film and Television Production será construída a partir da ação de uma coalizão de líderes da indústria liderada por George Clooney, Grant Heslov, Don Cheadle, Kerry Washington, Mindy Kaling, Nicole Avant e Eva Longoria.

Também estão envolvidos no projeto: os fundadores da Working Title Films, Tim Bevan e Eric Fellner, e o copresidente da CAA, Bryan Lourd, além do Superintendente Unificado de Los Angeles, Austin Beutner.

Com previsão de inauguração para o fim de 2022, a Roybal School proporcionará aos professores do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles acesso a contadores de histórias, profissionais da indústria e especialistas.

A instituição, que ficará alojada no Edward R. Roybal Learning Center, ainda apoiará os alunos do Distrito com educação acadêmica e treinamento prático, a partir de um programa inaugural supervisionado pela diretora Blanca Cruz.

A nova escola especializada vai contar com um currículo capaz de atender aos padrões prescritos pelo estado da Califórnia, assim como pelo sistema da Universidade da Califórnia.

Todos os alunos da Roybal School of Film and Television Production terão oportunidade de realizar estágios direcionados que lhes proporcionarão experiência do mundo real.

Inicialmente a instituição contará com turmas de 9ª e 10ª séries, mas dentro de dois anos a intenção é que passe a atender também a 11ª e 12ª séries. Outro plano de seus fundadores é que futuramente a escola seja expandida para escolas adicionais em toda a área de Los Angeles.

Segundo o Superintendente Unificado de Los Angeles, Austin Beutner, declarou aos site americano Deadline, a intenção é aumentar as possibilidades de estudo e profissionais para diversos estudantes menos privilegiados.

“Este esforço ajudará a abrir portas de oportunidade para um grupo diversificado de estudantes de comunidades carentes. Este programa inovador ajudará a preparar os alunos para empregos bem remunerados na indústria do cinema e da televisão, integrando a experiência prática da indústria e estágios para os alunos no currículo”, ele afirmou.

Edward R. Roybal Learning Center (Divulgação)

O executivo prosseguiu esclarecendo como as aulas da indústria serão integradas ao currículo.

“A física está envolvida na escolha de uma lente por um cinegrafista, a matemática é parte da base para uma trilha sonora em um filme, habilidades de pensamento crítico são necessárias para projetar um cenário, os roteiristas precisam de uma base em alfabetização, e um maquiador precisa saber a química dos diferentes materiais que pode usar, tudo isso será vinculado ao currículo da escola”, ele explicou.

George Clooney destacou a necessidade de introduzir essas crianças vindas de comunidades carentes cada vez mais cedo na educação profissionalizante.

“Nosso objetivo é refletir melhor a diversidade de nosso país. Isso significa começar cedo. Significa criar programas de ensino médio que ensinem os jovens sobre câmeras, edição, efeitos visuais e sonoros e todas as oportunidades de carreira que essa indústria tem a oferecer. Significa estágios que levam a carreiras bem remuneradas. Significa entender que estamos todos juntos nisso”, ele salientou.

Os fundadores da instituição se envolverão diretamente, como um Conselho Consultivo de Produção da escola, que ofertará sua experiência e apoio afim de criar uma entidade mais inclusiva, que formará novos talentos prontos para carreira para a indústria de cinema e televisão.

De acordo com Nicole Avant, os fundadores têm total ciência de que precisarão auxiliar na criação de pontos de acesso para beneficiar os alunos da instituição.

“Todos os envolvidos neste esforço entendem a necessidade de criar pontos de acesso: acesso a recursos, informações, habilidades e orientação. É nossa esperança que cada guilda e empresa em todo o cenário da indústria do entretenimento junte-se aos nossos esforços para construir uma ponte para a oportunidade”, ela assumiu.

A expectativa de Avant foi reforçada pelo copresidente da CAA, Bryan Lourd, que fez um convite a quem se interessar em participar do projeto.

“Convidamos todas as pessoas e empresas interessadas e comprometidas em nosso setor a se juntar a este esforço. Temos o poder coletivo de acelerar as trajetórias acadêmicas e profissionais de tantos alunos e trazer mudanças positivas”, ele convocou.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›