Quando Televisa e Univision se uniram em fusão, formando a TelevisaUnivision, tinha um objetivo forte, trabalhar seu streaming, ViX, nos Estados Unidos e América Latina, mas apenas para o público fluente em espanhol, mas esses planos mudaram.
A empresa teve sua atenção despertada para o público brasileiro, ao perceber o sucesso que novelas e séries mexicanas tem feito no Brasil, além do rápido aumento no número de assinantes da ViX no país.
“O grande crescimento orgânico da Vix no país atraiu a atenção das nossas lideranças. Acho que todos começaram a ver que o Brasil é a bola da vez no streaming. Chegamos a 5 milhões de usuários praticamente apenas no boca a boca”, disse o diretor comercial do ViX, Fabio Castaldo.
O executivo ressaltou que a Televisa sempre soube que seus conteúdos eram apreciados pelos brasileiros, mas não esperava que isso fosse levá-los a assinar seu streaming.
“As produções da Televisa sempre foram muito bem com o público brasileiro, mas se tornaram uma ótima surpresa nas plataformas digitais”, ele admitiu.
Ironicamente, o sucesso das produções mexicanas por aqui, fez a TelevisaUnivision dar uma “pisada no freio” na hora de lançar em sua plataforma de streaming, as mais de 96 novelas que tem com tradução para a língua portuguesa, tendo estreado apenas três delas até o momento.
“As novelas fazem tanto sucesso que temos de liberar a conta gotas. A ideia é ir lançando aos poucos para equilibrar com o conteúdo de parceiros e influenciadores digitais”, ele explicou.
As produções da TelevisaUnivision estão presentes em muitos canais de televisão, que ainda são a sua maior fonte de renda, por isso a empresa tem que equilibrar com cuidado a divisão de seus conteúdos entre TV e seu streaming.

Apesar de estar moderando a inserção de suas novelas no ViX, a empresa tem apostado em uma maneira diferente para atrair assinantes, utilizando o sucesso de influencers como Lucas Selfie, Netão Bom Beef, Bruno Só Vide e Rodrigo Ruiz, que criam conteúdos transmitidos no canal ViX Influencers.
Planos de distribuição global
Os planos para o crescimento do streaming no próximo ano estão mirando grande, com ViX ganhando um app para celular e Smart TV que dará acesso a plataforma em qualquer lugar do mundo, que tem previsão de ficar disponível no Brasil a partir de junho de 2023.
Focada em suas novelas mexicanas, a ViX acaba ficando de fora da guerra de streamings que rola no Brasil, que são mais focadas em filmes e séries, o que pode se tornar um grande trunfo e fazer a empresa crescer tanto quanto os gigantes já estabelecidos por aqui.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcha, formada em Jornalismo e Pedagogia, crocheteira,”mãe” da dog Katy, apaixonada por filmes e séries de gêneros variados e por escrever. Sou redatora do site E-Pipoca especialista em cultura pop, cinema, streaming e TV.