Rodrigo Santoro teve que mudar hábitos para protagonizar nova série do Prime Video

Ator fez questão de pesquisar também o ser humano que encarou o desafio de dar a volta no mundo em um navio

publicidade

Rodrigo Santoro acaba de estrear sua mais nova série, Sem Limites, no Prime Video, em que ele se remete ao século 16, para dar vida ao famoso expedicionário Fernão de Magalhães, experiência da qual ele falou, relembrando sua preparação.

Magalhães foi o navegador responsável por realizar a primeira circum-navegação registrada na história, na qual, ao lado de Juan Sebastián Elcano e mais cerca de 200 marinheiros, ele fez a volta ao mundo pelo mar, em três anos, a serviço da Coroa da Espanha.

Em uma recente entrevista com a revista Galileu, Santoro falou sobre sua preparação para o papel, para o qual ele dedicou nove meses, lendo documentos históricos e biografias, além de consultar uma historiadora, que lhe deu acesso a documentos específicos.

“Pesquisei tudo que eu pude encontrar, desde conversas e palestras entre historiadores, filósofos e literatos, até documentos e escrituras históricas. Achei fundamental (consultar uma historiadora), especialmente porque a internet é aquela terra onde encontramos de tudo, sem saber direito no que podemos confiar”, ele contou.

publicidade
Rodrigo Santoro em Sem Limites (Divulgação/Amazon Prime)
Rodrigo Santoro em Sem Limites (Divulgação/Amazon Prime

Ele explicou que além de aprofundar seu conhecimento histórico em relação à expedição e a Magalhães, ele também sentiu necessidade de entender as motivações dele e seus companheiros de viagem, para se colocarem em condições tão extremas como as relatadas.

“Realmente quis compreender o que levava esses homens a conviver com as condições mais intensas possíveis, com a morte, a sujeira. Tive que desconstruir os meus hábitos para entrar em outro tempo, e não só sobre formalidades, mas sobre modo de vida”, ele afirmou.

O ator acrescentou que sua pesquisa não ficou centrada apenas em Fernão o expedicionário, mas se estendeu ao ser humano, e para conhecê-lo melhor ele pesquisou a vida de Magalhães toda, descobrindo que tudo na vida dele o levou a se tornar alguém em busca de aprovação.

publicidade

“Eu só chego a esse lugar da interpretação a partir dessas informações históricas, que acabam por humanizar a personagem”, ele ressaltou.

Rodrigo Santoro em cena de Sem Limites (Reprodução/Youtube)
publicidade

Quando a expedição foi iniciada não se tinha ideia que ela duraria tanto, e nesses três anos no mar a tripulação de Fernão de Magalhães e Elcano viveu tempos de insalubridade, passando fome e morrendo de escorbuto, reduzindo-se a menos de 10%.

“Saíram 239 homens e voltaram 18. Por aí já conseguimos ter uma ideia da dificuldade de sobreviver e o que determinava chegar com vida de volta às suas casas. Foi uma aventura, uma saga complexa do começo ao final”, Santoro salientou.

Sem Limites já está disponível no Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›