La Casa de Papel: O que fez de Berlin digno de um spin-off

La Casa de Papel nem tinha seus últimos episódios disponíveis ainda e a Netflix já anunciava no fim do mês passado um spin-off da série focado em um dos personagens, Berlin, o sádico membro do grupo de ladrões que acaba morrendo na 2ª temporada.

Quando o serviço de streaming anunciou a nova série criou na cabeça de muita gente a pergunta: Por que Berlin? Afinal, com tantos personagens bem mais, digamos que, apreciados pelo público, por que focar em um que foi produzido com o objetivo de irritar o telespectador?

Acontece que apesar de sua personalidade detestável, ao longo das cinco temporadas, Berlin, que continuou aparecendo no programa por meio de flashbacks, acabou conquistando o coração dos fãs de La Casa de Papel.

Provavelmente a intensidade desta relação de amor e ódio que o personagem criou com o público, foi justamente o motivo pelo qual ele foi escolhido como membro da equipe de ladrões a ser digno de ganhar um spin-off.

O papel de Berlin, tão bem interpretado por Pedro Alonso, foi apresentado como um homem frio, sádico e sem nenhuma empatia pelo próximo, nem mesmo por seus colegas de crime, principalmente pelas mulheres, como um típico hetero machista e misógino.

Pedro Alonso como Berlin em cena de La Casa de Papel (Reprodução)

O jogo começou a virar na segunda temporada, quando ele abriu mão de sua própria vida para salvar os membros de seu bando da polícia, surpreendendo totalmente os espectadores com uma atitude tão altruísta quanto o auto sacrifício.

Claro que essa decisão ficava mais fácil considerando que o personagem se encontrava em estado terminal de uma doença, mas, mesmo assim, ver ele se importar com seus parceiros o suficiente para abrir mão de seus últimos meses de vida em meio a muita riqueza, abalou os fãs.

Juntando isso ao fato de, apesar de sua personalidade complicada, ele ter seu charme com seus trajes refinados (fora do banco) suas citações polidas e a eloquência com a qual manipulava as pessoas a sua volta, ele acabou se tornando alguém que poderia ser apreciado.

Mas o auge da transformação de Berlin de um cara detestável para um dos personagens mais queridos de La Casa de Papel acabou acontecendo após a morte do personagem, quando por meio de flashback os fãs começaram a conhecê-lo melhor e saber mais sobre seu passado.

Ao ter seu passado revelado na série, o personagem teve um lado mais humano exposto, como um homem que amou e só queria ser amado de volta, e que sentiu tão fortemente quando foi trocado por outro por sua esposa que estragou seu histórico imaculado com um momento de ira.

Essa exposição de sua verdadeira natureza foi o que conquistou o público, tornando-o um dos personagens favoritos de La Casa de Papel, o que, com certeza, o possibilitou ganhar uma série só sua na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›