Embora Gunther: O Cachorro Milionário, da Netflix, realmente pareça um documentário sobre o comportamento excêntrico dos ricos e poderosos, a produção também é, secretamente, um programa sobre crimes da vida real.
A série tem como pano de fundo a história de como o cachorro herdou um fundo fiduciário de sua dona, uma condessa, e como seu treinador passou a administrar todo esse dinheiro por meio dos próprios descendentes do cãozinho.
Mas de onde veio todo o dinheiro de Gunther?
A princípio, é preciso saber que Gunther VI é um pastor alemão que possui um patrimônio líquido avaliado em pelo menos 400 milhões de dólares (ou mais de 2 bilhões de reais).
O dinheiro veio de uma suposta herança deixada pelo seu ‘avô’, o cachorro Gunther III, também pastor alemão. Ele seria o herdeiro de uma mansão no valor de 80 milhões de dólares. A casa pertencia à sua dona, a condessa alemã Karlotta Leibenstein.
Ela faleceu em 1992 e como não tinha nenhum herdeiro vivo, teria deixado tudo para o próprio cão.
O documentário da Netflix, por sua vez, tem a intenção de lançar uma luz sobre toda a história da fortuna e das pessoas envolvidas na administração desses valores ao longo do tempo.
Uma publicação do site Entrepreneur afirma que todo o dinheiro do animal é administrado pelo farmacêutico Maurizio Mian. Ele seria amigo do filho da condessa – que também já é falecido – e teria ficado ainda mais rico e ganhado ainda mais dinheiro com a herança do cachorro.
A publicação afirma que Mian quintuplicou o valor de 80 milhões de dólares passando-o para os atuais 400 milhões ao comprar uma mansão de Madonna por 7,5 milhões no passado e revendê-la com um lucro de 29 milhões de dólares.
Além disso, ele também seria um dos herdeiros do Instituto Gentili, uma empresa farmacêutica que se destacou no mundo pelo desenvolvimento de um tratamento para a osteoporose.
Antes de se tornar tutor do cão – ou de sua fortuna – Mian ainda teria se graduado em Medicina e trabalhado como professor universitário.

Controvérsias envolvendo a tal fortuna de Gunther
A publicação do Entrepreneur ainda afirma que a fortuna do cachorro não passa, na verdade, de uma farsa que o próprio Mian criou para conseguir burlar as leis tributárias da Itália.
Além disso, não existem evidências relacionadas à existência real da condessa e ainda acredita-se que exista mais de um Gunther e que Mian venha contando histórias falsas para a imprensa ao longo de todos esses anos.
Gunther: O Cachorro Milionário está disponível na Netflix.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.