Como Primeiro Mad Max fez história e se tornou o filme mais lucrativo de todos os tempos

Filme está no Guiness Book até hoje

Todos os filmes da franquia Mad Max foram bem-sucedidos financeiramente, porém, somente o original, de 1979, tem o título de recorde mundial no Guinness por seu desempenho de bilheteria.

À medida em que a franquia crescia e tinha mais sucesso financeiro, os orçamentos concedidos a cada sequência eram maiores e a abrangência dos filmes ficava cada vez maior.

Como Mad Max se tornou o filme mais lucrativo de todos os tempos?

O próprio livro Mundial dos Records, conhecido como Guinness Book afirma que o filme de fato foi o mais lucrativo já feito na história do cinema. (via Screenrant)

A trama se passa antes do apocalipse, o que significa dizer que ele não precisou gastar muito dinheiro para criar cenários imersivos ou mais críveis, como aconteceu com suas sequências.

Mel Gibson no set de Mad Max
Mel Gibson no set de Mad Max (Sunset Boulevard/Corbis)

Como sua produção custou apenas 350 mil dólares, e o filme faturou 100 milhões de dólares, ele entrou para o Livro dos Recordes.

Uma questão, porém, não ficou clara, pois não se sabe se Mad Max manteve esse título nos anos seguintes. Isso porque, graças à internet, ficou mais fácil para vários cineastas que trabalham com orçamentos pequenos encontrarem distribuidores atualmente.

Assim, tanto The Blair Witch Project quanto Atividade Paranormal ganharam muito mais dinheiro com orçamentos ainda menores, porém, ninguém comparou esses filmes levando em conta a inflação de cada época.

Como o Guinness Book tampouco se importou em atualizar esse recorde, ficou difícil descobrir se esses sucessos do terror se tornaram mais lucrativos que Mad Max.

Afinal, vale lembrar que 100 milhões de dólares em 1979 é muito mais que o mesmo valor em 2023. De todo modo, também é preciso destacar que o tamanho da produção do spin-off Furiosa é uma prova de que a franquia ainda é uma grande fonte de lucro.

Apesar das dúvidas, Mad Max ainda é considerado como um grande clássico da ficção científica de sucesso histórico.

Além disso, ao que parece, Furiosa, protagonizado por Anya Taylor-Joy deve continuar essa tendência com a prequela de Mad Max: Estrada da Fúria sendo a maior produção australiana na história da indústria cinematográfica do país.

Charlize Theron como Furiosa em Mad Max: Estrada da Fúria (Reprodução)
Charlize Theron como Furiosa em Mad Max: Estrada da Fúria (Reprodução)

Chris Hemsworth interpretará um vilão em Furiosa

Durante uma entrevista para a Vanity Fair, o ator falou um pouco das características de seu personagem no filme.

“Ele é um indivíduo muito complicado, um tanto mau… Sim, você não acredita que é mau. Estou dizendo que, desde o início, encontrei maneiras de defender suas ações e ter empatia e entendê-lo como fosse possível. Esse era o meu trabalho. Mas sim, há uma luz e uma escuridão nele com a qual eu nunca havia tocado antes”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›