Co-criador de Shining Vale admite dificuldade em abordar doença mental sem se tornar ofensivo

A série de terror Shining Vale acompanha uma família com problemas que se muda para uma casa sinistra, que parece ser assombrada, e durante seu desenvolvimento levanta a dúvida se a protagonista vê mesmo fantasmas ou está louca.

Durante uma recente entrevista ao site americano Screen Rant, o co-criador da série, Jeff Astrof, falava sobre a 1ª temporada da série, quando abordou as dificuldades de falar sobre uma mulher com possíveis problemas de saúde mental, sem parecer hostil.

SPOILERS DO EPISÓDIO FINAL DE SHINING VALE A PARTIR DAQUI

Depois de passar de uma mulher com problemas familiares para alguém a beira de um colapso, devido ser supostamente atormentada por um demônio, Patricia ‘Pat’ Phelps tem um surto e quase mata seu marido.

Convencida de que a mãe está com sérios problemas de saúde mental, Gaynor a interna em um hospital psiquiátrico, repetindo a história da família, já que Pat também precisou internar a mãe muitos anos antes.

Astrof comentou a cena em que Pat descobre que está sendo internada para tratar seus problemas de saúde mental, e como ele quis introduzir o tema de como mulheres são tratadas quando aparentam saúde mental problemática, para abordar mais profundamente isso em seguida.

“Foi uma ótima cenografia e devia parecer que Pat estava surtando e a segunda temporada realmente exploraria como as mulheres têm sido tratadas para doenças mentais. Queríamos explorar isso com a primeira temporada, mais com a história da casa, mas havia essas casas e havia épocas em que essas mulheres realmente tinham doença mental ou eram tratadas por demônios. Pensamos: ‘Uau, que perfeito [cenário]’ e oferece tantas, obviamente, referências de horror a coisas de asilo”, ele explicou.

Cena de Shining Vale (Divulgação/Starz)

Quando indagado sobre que meios ele utilizou para abordar o sensível tema de saúde mental e instituições psiquiátricas, sem que ficasse ofensivo, ele admitiu que isso foi um desafio para ele, que ele contou com sua equipe de produção e elenco para conseguir superar as dificuldades.

“Sua pergunta é muito boa, porque eu tinha duas pessoas na minha sala de escritores que tiveram parentes próximos submetidos a tratamento e disseram: ‘Você não pode simplesmente jogar isso irreverentemente.’ Então isso é um desafio para mim como escritor de comédia, você tem que dar um sério respeito ao fato de que essas são pessoas, e eu acho que vamos tentar encontrar isso, novamente, nas filmagens e na atuação e, felizmente, eu tenho atores que podem fazer essa comédia e drama ao mesmo tempo”, ele afirmou.

Shining Vale está disponível no StarzPlay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›