BBB23 copiou mesmo estratégia do The Circle?

Novidade é parecida com a usada na competição da Netflix

Em sua 23ª edição, o BBB inova e resolve copiar uma estratégia de sucesso de um colega de realities: o The Circle.

A notícia veio na última sexta-feira (13), quando o apresentador Tadeu Schmidt revelou, durante a visita de influenciadores à casa do BBB que a novidade seria incluída na nova temporada do programa. Depois, a nova regra foi confirmada oficialmente pela Globo.

De acordo com ele, todos os Brothers que saírem nos paredões terão uma última chance de se comunicar com os participantes que estão dentro da casa. Ele explicou que os perdedores poderão deixar um recado em vídeo para os que ficaram, e tudo pode na mensagem: revelar segredos, mentir, e até declarar torcida.

Tadeu Schmidt na casa do BBB23 (Reprodução)
Tadeu Schmidt na casa do BBB23 (Reprodução)

Embora seja uma novidade no reality da globo, a ideia não é original, mas ‘copiada’ de um outro programa: o The Circle, da Netflix. Nele, da mesma maneira que incorporado no BBB, cada ‘bloqueado’ também deixa seu adeus para os participantes remanescentes.

Lá, no entanto, por conta da natureza do jogo, as mensagens têm um impacto muito maior na competição.

Como funcionam as mensagens no The Circle?

O The Circle, que tem versões de várias nacionalidades no catálogo da Netflix, confina um grupo de pessoas em um bloco de apartamentos, onde eles não interagem em pessoa com nenhum de seus concorrentes.

Em vez disso, a ideia é explorar a popularidade através da rede social do programa, que leva o mesmo nome do reality. Com um perfil criado no Circle, que pode ser verdadeiro ou fake, os participantes devem buscar popularidade para se tornarem influenciadores e não ficarem sob risco de serem bloqueados.

Bru em quarta temporada de The Circle EUA (Divulgação/Netflix)
Bru em quarta temporada de The Circle EUA (Divulgação/Netflix)

A mensagem do eliminado no Circle é muito importante porque, pela primeira vez no programa, os participantes revelam sua identidade para todos. Com a comunicação limitada, esse também pode ser o momento em que o bloqueado pode contar informações que mexem com a imagem dos jogadores e mudam a dinâmica do jogo.

Nas cinco temporadas do The Circle, as mensagens já foram responsáveis por derrubar lideranças, destruir alianças e causar o bloqueio de fakes que não estavam na lista de suspeitos até aquele momento.

No Big Brother Brasil, em temporadas anteriores os participantes eliminados já tiveram a chamada herança do eliminado, com a possibilidade de darem um poder a alguém que ainda estivesse na competição.

Quais são as outras novidades no BBB23?

Esta não foi a única novidade anunciada para o público. Há benefícios novos para o líder. Ele terá a sua disposição em seu quarto, um painel de controle que poderá ter acesso limitado a todas as câmeras da casa, e poder assistir com som, o que os colegas de confinamento estão fazendo. Além disso, ele terá o poder de acordar os outros participantes a hora que bem entender.

Segundo anunciado anteriormente, o prêmio do programa, estagnado há anos em 1 milhão e meio de reais, sofrerá um reajuste, ainda não divulgado, sofrendo alternâncias à medida que a temporada avança. Segundo Tadeu Schmidt será o maior prêmio da história do BBB.

O Big Brother Brasil estreia nesta segunda-feira (16), e terá mais de oito câmeras dispníveis ao vivo para assinantes Globoplay durante os 100 dias de programa.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›