13 Reasons Why é baseado em uma história real?

Em 2017 estreava na Netflix 13 Reasons Why, um drama adolescente que acompanha uma história angustiante de uma nota de suicídio na forma de fitas de áudio.

Quatro anos e 4 temporadas se passaram e as perguntas que todos que viram a série se fazem é a mesma: 13 Reasons Why é baseado em uma história real? Hannah Baker realmente existiu?

O Enredo

Originalmente produzida como uma série limitada, o programa conta a história da adolescente Hannah Baker, que se suicidou, deixando gravações para todos em seu colégio, que ela considerou que foram injustos com ela.

A primeira temporada obteve um número tão bom de visualizações, fazendo um inesperado sucesso, que acabou sendo estendida para mais três temporadas pela Netflix.

Como a história de Hannah foi concluída na primeira temporada, as demais acompanharam os dramas acontecidos com Clay, Jess, Justin e os outros adolescentes da Liberty High.

Mas e quanto a Hannah Baker? Ele existiu? Sua história é real?

Hannah Baker em 13 Reasons Why (Divulgação)

Não, Hannah Baker é apenas um personagem e sua história não é baseada em fatos reais.

Na realidade 13 Reasons Why foi baseado em um romance adolescente popular de mesmo nome, escrito por Jay Asher, lançado em 2007, que descreve o que a série mostrou em sua primeira temporada, nas perspectiva de Hannah e Clay.

“Vagamente”

Apesar do livro ser fictício, seu autor chegou a confessar que as situações descritas no livro são “vagamente” baseadas em situações que aconteceram na vida real.

“Todos os motivos que Hannah descreve foram baseados, pelo menos vagamente, em situações que eu experimentei ou ouvi falar, principalmente de minha esposa ou amigas íntimas. Embora Hannah não fosse especificamente baseada em ninguém, sua personagem sempre parecia muito real. Portanto, era uma questão de interpretar essas situações por meio de seus pensamentos e sentimentos. Mas, anos antes de eu chegar a essa premissa, uma parente próxima minha tentou o suicídio quando ela também estava no primeiro ano do ensino médio. Quando finalmente tive a ideia, era óbvio porque ela me ocorreu como uma mulher no colégio”, ele contou em uma entrevista ao Coming Soon.

Uma curiosidade interessante é que Jay Asher, se inspirou para escrever o livro, quando ficou chocado ao ouvir um áudio de uma mulher, descrevendo exatamente o que ele estava olhando, mas não estava lá.

Além das 4 temporadas de 13 Reasons Why, está, também, disponível na Netflix um documentário sobre a criação da série e os problemas de saúde mental retratados no programa, intitulado como 13 Reasons Why: Tentando Entender os Porquês.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›