Zootopia, Mulan e outras animações que não foram feitas somente para crianças

Muitas pessoas possuem a ideia de que filmes de animação são feitos exclusivamente para crianças, entretanto, essa ideia pode estar bem equivocada, uma vez que há muitos filmes que possuem mensagens muito mais sérias e profundas que, muitas vezes, são percebidas e compreendidas apenas por adultos.

Há filmes que abordam questões tão profundas – como racismo, depressão, por exemplo – que antes não apareciam em filmes, mas agora, ajudam muitas pessoas a superá-las. Aqui estão alguns exemplos de animações com esse tipo de reflexão.

Mulan

Baseado em uma lenda chinesa, o filme retrata a história de uma guerreira tomando o lugar de seu pai no exército contra os hunos.

O roteiro do filme faz várias reflexões a respeito do significado da misoginia na sociedade e de todo o preconceito de gênero.

Carl Fredricksen de Up – Altas Aventuras (Reprodução)

Up

Este filme da Pixar conta a história de um menino e um homem idoso que partem, por acaso, em uma aventura.

Ao mesmo tempo em que mostra a manifestação dos sonhos de uma pessoa, o filme captura a realidade do aborto, da perda pessoal e do poder de querer realizar seus sonhos.

A doce história de amor de Ellie e Carl na introdução mostra sua linha do tempo até quando Ellie morre.

Ellie finalmente descobriu que estava grávida e começou os preparativos para a chegada do bebê, mas conforme a história avança, ela descobre que havia perdido o bebê. O filme também lida com Carl aceitando a perda de seu amor, e por aí, já dá para perceber que o enredo é emocionalmente doloroso e triste de assistir.

Cartaz de Zootopia: Essa Cidade é O Bicho (Divulgação)

Zootopia

A história gira em torno dos personagens que querem viver em um mundo igual e equilibrado, mas o resultado final é cheio de preconceito.

O filme retrata segregação, racismo baseado em comportamento instintivo e papéis estereotipados.

Além disso, a trama é cheia de mistério e muitas reviravoltas, entretanto, os criadores entregam uma preocupação social e a importância da igualdade. O brilhantismo do filme foi o de explicar um tema preocupante metaforicamente com os animais, pois costuma ser comum ver os animais como personagens clássicos nas histórias infantis.

Wall-E

Wall-E se diferencia dos outros filmes desta lista não apenas como metafórico para uma questão preocupante, mas também narrando uma história em torno de uma situação grave de verdade.

O tema do filme se relaciona ao aumento do consumismo e às mudanças climáticas – assuntos que estão diretamente ligados.

Situado em um cenário pós-apocalíptico, a Terra se tornou inabitável devido à inclinação da poluição, enquanto os humanos se mudaram para o espaço ao mesmo tempo em que robôs tentam limpar a bagunça na Terra.

No processo de encontrar o amor e salvar uma planta, a comovente história mostra a terrível e grave situação em que se encontra a Terra e o que ela pode se tornar um dia, caso os seres humanos não parem de destruí-la.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›