Visual de Shazam foi inspirado em ator dos anos 1930

Personagem foi criado na década de 1940

Os criadores de Shazam, C. C. Beck e Bill Parker, se inspiraram no ator Fred MacMurray para criar o visual do personagem na década de 1940. A referência do modelo também não se perderia no tempo, pois também foi usada durante o tempo do herói na DC Comics.

À simples vista, não é tão difícil notar como o visual de MacMurray inspirou o personagem, já que seu cabelo preto penteado para trás e seus traços faciais são muito semelhantes aos de Shazam.

Zachary Levi caracterizado como Shazam! (Divulgação / Warner Bros. Pictures)

Enquanto o Capitão Marvel (nome original da Shazam) se tornaria um personagem da DC Comics e teria seu nome mudado para Shazam, o artista Alex Ross fez questão de fazer referência a Fred MacMurray em alguns de seus desenhos com ele.

Ross é conhecido por ter um estilo de arte realista e por utilizar modelos e desenhou ainda mais parecido com Shazam, conforme relatou o site Screenrant.

Compare abaixo as imagens:

Fred MacMurray e Shazam nos quadrinhos (Montagem Reprodução)
Fred MacMurray e Shazam nos quadrinhos (Montagem / Reprodução)

Outros super-heróis também foram inspirados em pessoas reais

Beck revelou vários outros personagens do universo além do Capitão Marvel cuja aparência também teve pessoas famosas como inspiração. Ele teria até mesmo dito que Mary Marvel foi baseada em Judy Garland.

Já Betty Grable foi a inspiração para o visual de Beautia Sivana; o ator Errol Flynn foi o modelo para Spy Smasher, e Sterling Morris foi modelado após o ator Gene Lockhart.

Como Shazam e Fred MacMurray, a inspiração por trás das aparições do personagem aconteceram diretamente de atores da vida real.

Zachary Levi como Shazam (Divulgação/Warner Bros)

Shazam já causou processo e confusão na DC

Embora tenha surgido na Fawcett em 1940, sua estreia na DC aconteceu em 1973, e ele completará 50 anos em 2023.

A primeira publicação recebeu o título de Shazam #1 e tem autoria de Dennis O’Neil, CC Beck, Elliot S. Maggin, Bob Oksner, E. Nelson Bridwell, Kurt Schaffenberger e Tenny Henson).

A já DC alegou que Shazam era uma cópia do Superman

Em 1941, quando a DC, que ainda se chamava National Comics, ela decidiu entrar com um processo por violação de direitos autorais contra a Fawcett.

A situação foi tão séria que o caso foi a julgamento no ano de 1948. Nessa época, o juiz decidiu que o Capitão Marvel era realmente uma violação de propriedade intelectual da DC.

No entanto, a falha em reivindicar os direitos autorais de várias histórias do Superman levou ao veredicto a favor de Fawcett.

Fatores como um declínio nas vendas e uma diminuição na popularidade dos super-heróis resultaram nessa decisão, e o Capitão Marvel apareceu pela última vez em 1953.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›