Completando 50 anos, Shazam já causou processo e confusão na DC

Personagem foi acusado de ser cópia do Superman

Embora tenha ficado famoso como um personagem da DC Comics, o Shazam era originalmente conhecido como Capitão Marvel. Suas primeiras histórias foram publicadas pela Fawcett Comics, outra editora.

Nessa época, o personagem ganhou tanta popularidade que ele chegou até mesmo a superar o próprio Superman por um tempo.

Depois que a DC decidiu adquiri-lo, tanto o personagem quanto seu núcleo se tornaram uma parte significativa desse universo.

Zachary Levi como Shazam (Divulgação/Warner Bros)

50 anos na DC Comics

Embora tenha surgido na Fawcett em 1940, sua estreia na DC aconteceu em 1973, e ele completará 50 anos em 2023.

A primeira publicação recebeu o título de Shazam #1 e tem autoria de Dennis O’Neil, CC Beck, Elliot S. Maggin, Bob Oksner, E. Nelson Bridwell, Kurt Schaffenberger e Tenny Henson).

DC alegou que Shazam era uma cópia do Superman

A disputa começou muito antes, em 1941, quando a DC, que ainda era conhecida como National Comics, decidiu entrar com um processo por violação de direitos autorais contra a Fawcett.

A situação foi tão séria que o caso foi a julgamento no ano de 1948, e o juiz decidiu que o Capitão Marvel era realmente uma violação da propriedade intelectual da DC, conforme relatou o site CBR.com.

No entanto, a falha em reivindicar os direitos autorais de várias histórias do Superman levou ao veredicto a favor de Fawcett. A DC apelou da decisão e um novo julgamento ocorreu. Por fim, as empresas decidiram fazer um acordo extrajudicial.

Fatores como um declínio nas vendas e uma diminuição na popularidade dos super-heróis resultaram nessa decisão, e o Capitão Marvel apareceu pela última vez em 1953.

Shazam e Superman nos quadrinhos da DC Comics (Reprodução)
Shazam e Superman nos quadrinhos da DC Comics (Reprodução)

Fazendo as pazes

A DC decidiu fazer uma nova negociação com a ex-rival e, em 1972, adquiriu os direitos do personagem.

No entanto, devido à Marvel Comics registrar um personagem de mesmo nome nesse meio tempo, o Capitão Marvel foi rebatizado como Shazam.

A nova série reconheceu sua ausência prolongada, afirmando que Billy estava desaparecido há vinte anos. Foi explicado que o Doutor Sivana prendeu toda a Família Shazam por este período de tempo.

Zachary Levi como Shazam e Jack Dylan Grazer como Freddy em Shazam!
Zachary Levi como Shazam e Jack Dylan Grazer como Freddy em Shazam! (Reprodução / DC)

Como Shazam se tornou um herói épico

Embora a nova série inicialmente ocorresse em um universo alternativo, o personagem e seu elenco seriam integrados ao universo DC convencional após Crise nas Infinitas Terras.

Em 1986, ele passou a fazer parte da Liga da Justiça Internacional e também estrelou vários títulos solos depois disso.

No geral, Shazam teve um forte impacto no universo DC e se tornou o coração da Liga da Justiça graças à sua natureza jovem em contraste com o jeito mais ranzinza de personagens como o Batman.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›