Transplante facial e outros procedimentos médicos reais em The Good Doctor

The Good Doctor, estrelada pelo ator Freddie Highmore, é uma série conhecida por seu enredo médico bem elaborado, principalmente no que diz respeito ao retrato do autismo e de outras doenças.

Há alguns fãs que acreditam que tudo que veem na série é real, e eles não estão de todo errados. Há vários momentos em que a série é precisa quando se trata de Medicina na vida real.

O câncer do doutor Glassman pode ser realmente vencido

No final da primeira temporada, o Dr. Glassman descobre que só terá apenas mais quatro meses de vida por conta de um tumor inoperável que possui em seu cérebro.

Shaun, entretanto, recusando-se a se render, acredita que há uma forma de salvar seu grande amigo e pede que sejam feitos estudos de imagem adicionais.

Glassman se submete apenas para acalmar Shaun, mas acaba descobrindo que o jovem médico está certo: o câncer pode sim ser operado e ele pode viver.

Embora o médico sofra com alucinações posteriormente, causadas por uso de medicações, a série acertou nesse aspecto.

Dr. Glassman (Richard Schiff) em The Good Doctor (Reprodução)
Dr. Glassman (Richard Schiff) em The Good Doctor (Reprodução)

A drenagem do tórax improvisada de Sean é mecanicamente possível

Logo no episódio piloto, Shaun atendeu um ferido no aeroporto. A fim de aliviar a pressão aérea no peito do paciente, Shaun usa um tubo e uma garrafa meio vazia de uísque para forçar a saída do ar e aliviar a pressão intratorácica.

À medida em que o ar sai do tórax e entra na garrafa, o próprio uísque o retém, impedindo que ele retorne à cavidade torácica do paciente.

O grande risco disso tudo é o de deixar o paciente completamente suscetível a infecções, mas, se não fosse por isso, seu peito explodiria devido à pressão, por isso, o procedimento rudimentar é completamente plausível na vida real.

Shaun (Freddie Highmore) em The Good Doctor: (Reprodução)
Shaun (Freddie Highmore) em The Good Doctor: (Reprodução)

Transplantes de rosto são reais, aparentemente

O episódio conhecido como Faces trouxe um enredo envolvendo um paciente que sofreu morte cerebral e outro com uma lesão facial terrível.

Assim, os médicos atuam em conjunto para retirar o aparelho que dá suporte à vida do paciente que sofreu morte cerebral para que sua pela possa ser doada ao paciente ferido, que tem chances de sobreviver.

Embora seja extremamente raro, este é um procedimento real e já foi feito cerca de 40 vezes no mundo inteiro, com sucesso. 41, se você contar o de The Good Doctor, claro!

Sim, você pode reverter tecnicamente a cirurgia de bypass gástrico

Esta cirurgia serve para reduzir a capacidade do estômago de um paciente que necessita perder peso por questões que envolvem comprometimento da saúde.

Em um episódio da segunda temporada, o hospital recebe um paciente que precisava passar por um procedimento de reversão do bypass gástrico devido ao fato de ter desenvolvido Doença de Chron, uma doença de causa desconhecida que causa inflamação do tubo digestivo.

Embora seja muito raro, extremamente arriscado e desaconselhável, é possível desfazer a cirurgia de bypass gástrico e voltar o estômago ao tamanho normal. Mais uma vez, a série mostrou que está afiada nos conhecimentos médicos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›