Toy Story não é o primeiro filme da Pixar; veja qual foi

Estúdio também fez sucesso com lançamento do primeiro curta animado por computadores.

Toy Story ainda é um grande clássico da Disney e da Pixar mesmo depois de quase 30 anos de sua estreia. Além do sucesso ao redor do mundo, a animação foi uma verdadeira revolução para a Pixar como produtora.

Entretanto, apesar de mais conhecido, o filme não foi o primeiro a ser lançado pelo famoso estúdio cuja história começou, na verdade, muito antes de Woody, Buzz Lightyear e Andy conquistarem corações ao redor do globo.

Woody e Buzz em Toy Story (Divulgação / Disney e Pixar)

Mas para entender essa história, é preciso fazer uma pequena viagem ao passado

A Pixar começou a dar seus primeiros passos em 1979 e fazia parte da Divisão de Computadores da Lucasfilm, que era um grupo que trabalhava para produzir tecnologia informática de última geração para a indústria cinematográfica.

No ano de 1986, Steve Jobs se tornou o principal acionista da empresa, e foi quando ela conquistou o status de estúdio independente.

Foi a Pixar quem criou e desenvolveu o software conhecido como Sistema de Produção de Animação por Computador (CAPS, da sigla em inglês), que ainda é o principal método de realizar animações e segue sendo utilizado até hoje.

Cena de Luxo Jr. (Reprodução)

Primeiro filme animado da Pixar

Em 1986, a empresa lançou o curta-metragem Luxo Jr., dirigido por John Lasseter, com pouco mais de dois minutos, que é, oficialmente, seu primeiro filme animado por computador.

Ele se tornou conhecido por trazer aquela famosa luminária que faz parte da abertura dos filmes do estúdio.

O enredo se passa em cima de uma mesa de escritório e mostra um papai-luminária com seu filho Luxo Jr. que começa a brincar com uma bola enquanto seu pai o observa.

Acidentalmente, Luxo Jr. fura a bola e estraga a brincadeira. Ele leva uma bronca do pai, fica triste e sai de cena, mas retorna brincando com uma bola ainda maior que ele.

Além de inaugurar o uso do CAPS, o filme foi a primeira animação feita em computação gráfica que foi indicado ao Oscar e concorreu na categoria de Melhor Curta-Metragem Animado.

Cena de Luxo Jr. (Reprodução)

Como surgiu a ideia de fazer Toy Story?

Depois de vários anos atuando apenas no desenvolvimento de filmes de curta duração e comerciais, em 1991, a Pixar assinou um contrato com a Disney para produzir uma animação em longa-metragem através de computação gráfica.

Com isso, o filme surgiu em 1995, sob a direção de John Lasseter e se tornou o primeiro longa-metragem animado da Pixar produzido inteiramente por computador.

Assista à animação Luxo Jr. abaixo:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›