Titanic | A verdadeira inspiração para o casal Jack e Rose

Filme mistura vida real e ficção

Mesmo depois de mais de 20 anos, Titanic é uma das realizações cinematográficas mais impressionantes da história e ainda intriga o público até hoje.

Mas uma pergunta que muitos se fazem é: quanto do filme é baseado em fatos reais?

Embora a trama seja baseada em uma tragédia da vida real e tenha adicionado alguns personagens que existiram de verdade, nem tudo que está no filme aconteceu daquela forma.

Aqui você fica sabendo aquilo que realmente foi verdade e o que é apenas imaginação de James Cameron.

A inspiração da vida real para a criação de Rose

Os personagens principais, Rose e Jack, não foram baseados em pessoas de verdade. Portanto, não havia tal romance entre uma mulher da primeira classe e um homem da terceira classe. Ou pelo menos não há relatos disso.

Entretanto, Cameron revelou que a inspiração para a criação de Rose como personagem foi a artista americana Beatrice Wood.

Wood era uma pintora, escultora, escritora e atriz que veio de uma família milionária de socialites. Entretanto, as semelhanças param por aí.

Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)
Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)

Mas quem inspirou a criação de Jack?

Não existe uma inspiração direta para Jack, apenas para o seu nome. Um homem que estava a bordo do Titanic de verdade assinou seu nome como J. Dawson.

Entretanto, ele se chamava Joseph e nasceu em Dublin. Joseph Dawson não era um passageiro regular e, na verdade, fazia parte da tripulação do navio, trabalhando como aparador de carvão.

Cameron não sabia que havia um Joseph Dawson na vida real até que o roteiro estivesse terminado, então o nome de Jack ser semelhante ao de Joseph foi uma mera coincidência.

Os fãs, entretanto, não sabiam disso e passaram a visitar o túmulo do homem, deixando até fotos de Leonardo DiCaprio, pois acreditavam que era o verdadeiro local de descanso de Jack.

Molly Brown (Kathy Bates) em Titanic e Molly Brown na vida real (Montagem Reprodução)
Molly Brown (Kathy Bates) em Titanic e Molly Brown na vida real (Montagem Reprodução)

A inafundável Molly Brown era real

A personagem de Kathy Bates, Molly Brown, é baseada em uma pessoa da vida real.

Ela era uma socialite que ajudou os outros passageiros a embarcarem nos botes salva-vidas quando o navio começou a afundar. Ela até exigiu que o bote voltasse para salvar mais pessoas, ameaçando jogar o tripulante ao mar se ele se recusasse.

Devido a suas ações, a mídia a chamou de “Inafundável Molly Brown”, e ela faleceu em 1932 aos 65 anos.

O casal de idosos existia na vida real

Todo mundo se lembra do casal de idosos que decidiu morrer abraçado na cama enquanto seu quarto se enchia de água.

Eles eram proprietários da Macy’s, Isidor Straus e receberam uma oferta de lugar no bote salva-vidas nº 8, mas Isidor optou por permanecer a bordo enquanto houvesse mulheres no navio.

Ida se recusou a deixar o marido e, de acordo com testemunhas, Ida disse a ele, “vivemos juntos há muitos anos. Onde fores eu vou”. Apenas o corpo dele foi recuperado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›