Sequências de Avatar só existem por causa de Senhor dos Anéis

James Cameron explicou como Senhor dos Anési foi vital para que o filme se tornasse uma franquia

publicidade

Mais de duas décadas depois de Avatar se tornar um dos maiores sucessos do cinema, James Cameron conseguiu progredir de um filme para um franquia e, surpreendentemente, o diretor revelou que isso só foi possível graças a Senhor dos Anéis.

Apesar da franquia de filmes dirigidos por Peter Jackson ser com certeza um grande exemplo de sucesso a se seguir, na realidade foram os livros escritos por J.R.R. Tolkien que ajudaram o cineasta a tornar as sequências de Avatar algo concreto.

Cena de Avatar: O Caminho da Água (Reprodução / 20th Century Studios)
Cena de Avatar: O Caminho da Água (Reprodução / 20th Century Studios)
publicidade

Durante uma recente entrevista à revista americana Empire Magazine, Cameron revelou que ele usou a série de romances, para convencer a 21st Century Fox de fazer mais filmes sobre o universo de Pandora e seus habitantes Na’vis.

“O que eu disse ao regime da Fox na época foi: ‘Eu vou fazer isso, mas temos que jogar um jogo maior aqui. Eu não quero apenas fazer um filme e mais um filme e mais um filme. Eu quero contar uma história maior’”.

“Eu disse: ‘Imagine que uma série de romances como O Senhor dos Anéis existe, e estamos os adaptando.’ Agora, isso foi ótimo em teoria, mas então eu tive que ir criar os malditos romances dos quais adaptá-los”, ele contou.

Avatar 2 (Divulgação)

A revelação de que o diretor teve que criar romances para adaptar roteiros é meio confusa, mas explica a demora de mais de 20 anos para o início da produção das sequências, principalmente quando se pensa em um conteúdo comparável a Senhor dos Anéis.

Demorou mas a franquia está se formando, não com uma mais com duas sequências que já estão prontas, Avatar: O Caminho da Água, que chega aos cinemas em 16 de dezembro, e Avatar 3, que tem previsão de lançamento para 20 de dezembro de 2024.

Além dos dois filmes já produzidos, a franquia tem mais dois garantidos, apesar de James Cameron ter dito que não tem certeza se vai dirigi-los, pois ele pensou em passar o comando para outro diretor, para que ele possa se dedicar a outros projetos.

publicidade

“Com o tempo, gostaria de passar o bastão para um diretor em quem confio para assumir [os últimos filmes da franquia], pois assim eu poderia fazer outras coisas que também me interessam. Ou talvez não. Ainda não sei”, ele disse na mesma entrevista.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›