Relembre episódio de Os Simpsons que despertou a fúria dos brasileiros

Série representou o país de maneira negativa e houve reação até do presidente.

publicidade

Em 2002, enquanto estava em sua décima terceira temporada, Os Simpsons exibiu um episódio chamado Culpe a Lisa (Blame it on Lisa, em inglês), cuja trama se passava aqui no Brasil.

Apesar de os produtores pensarem que conquistariam os brasileiros, o referido episódio teve efeito contrário e deixou muita gente com raiva.

publicidade

Na trama, a família Simpson descobre que Lisa estava ajudando um garoto brasileiro órfão, chamado Ronaldo, que havia desaparecido misteriosamente.

Ela fazia constantes ligações internacionais, o que acabou deixando a conta telefônica da família muito cara.

Homer e Bart em Culpe a Lisa (Reprodução)

Além disso, Lisa mandava dinheiro para o garoto aqui no Brasil. Por causa disso, a família Simpson decidiu viajar até o Rio de Janeiro para encontrar o menino, que havia gastado todo o dinheiro de Lisa para comprar sapatos de dança.

publicidade

Ao chegarem ao Brasil, eles começam a procurar por ele, primeiro nas favelas da cidade, e se dividem para conseguirem achá-lo mais rápido. Entretanto, Homer e Bart são assaltados por um grupo de crianças e depois sequestrados em um táxi.

Os sequestradores levam os personagens para o meio de uma floresta e exigem 50 mil dólares como pagamento pelo resgate.

publicidade

Aqui no Brasil, o episódio sofreu várias críticas pela maneira como a série animada retratou o país e o Rio de Janeiro.

Além dos estereótipos, o enredo reforçou as ideias equivocadas que muitos estrangeiros – inclusive os estadunidenses – têm do Brasil.

A revolta foi tão grande que a Riotur, órgão de turismo do Rio de Janeiro decidiu processar a Fox por prejudicar a imagem internacional da cidade. Na época, o presidente, Fernando Henrique Cardoso, deu apoio ao processo.

publicidade

Na época, eles haviam investido 18 milhões de dólares em uma campanha para atrair mais turistas ao Rio.

Por fim, os produtores da série acabaram emitindo um comunicado pedindo ‘desculpas’ aos fãs brasileiros pela forma como retrataram o país, porém, continuaram alfinetando.

Os Simpsons
Os Simpsons (Twentieth Century Fox Film Corporation)
publicidade

“Pedimos desculpas à adorável cidade e ao povo do Rio de Janeiro. E se isso não resolver a questão, Homer Simpson se oferece para enfrentar o presidente do Brasil no programa Celebrity Boxing da Fox.”, disse o produtor executivo, James L. Brooks, na época.

O showrunner Al Jean também comentou “Todos os outros lugares tiveram um bom senso de humor. O Brasil nos pegou de surpresa”, referindo-se aos outros países que também foram parodiados em outros episódios.

Por fim, o episódio foi lançado em DVD, juntamente com os demais da mesma temporada.

publicidade

Atualmente, ele está disponível no Star+, juntamente com todos os outros episódios da série.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›