Raya e o Último Dragão: Filme da Disney vai mostrar algo nunca visto em Hollywood

Raya e o Último Dragão (Divulgação / Disney)
Raya e o Último Dragão (Divulgação / Disney)

Raya e o Último Dragão tem pela primeira vez em uma produção da Disney uma protagonista do sudeste asiático, Raya, que conta com a voz de Kelly Marie Tran.

Tran é conhecida por sua participações nos filmes Star Wars: O Último Jedi e Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Além de contar com a protagonista do sudeste asiático, o filme animado também é inspirado na cultura daquela região

Apesar de ser uma obra de ficção, Raya e o Último Dragão tem raízes no mundo real e, embora não haja uma cultura ou mitologia da qual a história se baseie, os escritores Adele Lim e Qui Nguyen explicaram algumas das inspirações por trás do filme.

Em uma entrevista para o Comic Book, Lim comentou:

“Não acho que existam personagens específicos na mitologia do sudeste asiático. Mas no sudeste da Ásia, há uma grande tradição de líderes femininas, líderes militares e guerreiras. E líderes de seus reinos. E também, as histórias de Nagas e dragões, particularmente com água”.

E acrescentou:

“Na Malásia, temos o guerreiro Tun Fatimah e histórias da Naga Tasik Chini, que é o dragão do Lago Chini. É uma espécie de dentro de muitas culturas no Sudeste Asiático. E então sabíamos que era um desses tópicos que realmente ressoariam dentro do filme”.

Inspiração na família

Nguyen contou que uma história vietnamita – assim como sua própria mãe – fez parte de sua inspiração.

“Na cultura vietnamita, há uma história realmente famosa das irmãs Trung. Elas são como esses guerreiros vietnamitas famosos nos quais eu definitivamente pensei. Sem dúvida, acho que Adele e eu tiramos inspirações para famílias de nossos pais. Especificamente para mim, de minha mãe”.

E continuou:

“Eu sei o que ela teve que passar quando ela veio para este país. E apenas para ter esse tipo de espírito de luta. E também, o tipo de energia que nosso povo tem que nem sempre é exibido na tela. Foi importante para nós mostrar o verdadeiro espírito de Sudeste Asiático lá fora”.

Raya e o Último Dragão estreia dia 5 de março no Disney+ Premier Access.

Formado em administração e psicologia. Fez curso de desenho com especialização em cartoons. Adora videogame, animações e filmes e séries de super heróis e monstros.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›