Quem é Morbius, o vampiro vivo da Marvel?

Para começar, é preciso saber que Morbius é um bioquímico e, portanto, um vampiro ‘científico’ e vivo. Por isso, sua história é bem profunda e completamente diferente dos vampiros tradicionais da literatura, cinema ou televisão.

O personagem é um dos vilões que o Homem-Aranha enfrenta nos quadrinhos e estreou em The Amazing Spider Man #101. A princípio, houve várias conversas para que fosse o Drácula o vampiro que seria rival do lançador de teias, porém, Stan Lee, encorajou Kane e Thomas a criarem um personagem vampiro original, que se tornaria Morbius.

Jared Leto em cartaz de Morbius — Foto: Divulgação
Jared Leto em cartaz de Morbius — Foto: Divulgação

Qual é a história do vampiro?

Michael Morbius cresceu na Grécia com uma mãe solteira e um pai que era ausente. Quando ele foi atacado por uma rara doença do sangue, sua mãe o manteve internado na maior parte do tempo, afastando-o do convívio com o mundo real.

Ele conseguia brincar com um único amigo, conhecido como Emil Nikos, porém,

depois de um acidente que feriu o já fraco Michael, Emil se tornou um protetor extra do amigo.

Com isso, eles se dedicaram a estudar e entraram na universidade com o objetivo de encontrar uma cura para a doença. Sua pesquisa com sangue de morcego vampiro foi bem-sucedida e lhes rendeu o Prêmio Nobel da Paz, porém, sem sucesso em relação à cura.

Em um último esforço para se salvar de sua condição física cada vez pior, Michael passou por um intenso experimento envolvendo morcegos vampiros e eletrochoques.

Jared Leto em como Morbius
Jared Leto em como Morbius (Divulgação / Sony)

O resultado de todo esse experimento provocou várias alterações químicas que transformaram Michael em um pseudo-vampiro, ou seja, suas origens vampirescas eram completamente científicas.

Além da sua inteligência aguçada, ele desenvolveu características conhecidas dos vampiros, como força e velocidade sobre-humanas, sentidos e reflexos intensificados e poder de se autocurar semelhante ao de Wolverine.

Quando transformado em seu estado vampírico, ele desenvolve garras, presas, uma aparência de morcego e radar de morcego, e ossos ocos que permitem que ele viaje pelo ar.

Como ele não é um tipo de vampiro ‘místico’ ou sobrenatural, nada das armas tradicionais contra vampiros o afetam. Ou seja, ele não tem nenhum problema com alho ou relíquias religiosas.

A única coisa que incomoda o vampiro vivo é o sol, que o enfraquece ligeiramente.

Entretanto, como bom vampiro, Morbius tem um intenso desejo e apetite por sangue, que ele precisa ingerir frequentemente para manter seus poderes.

O filme da Sony que trará o vampiro da Marvel como protagonista estreia nos cinemas no dia 28 de janeiro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›