Quais são os acertos de Riverdale ao retratar adolescentes?

Os personagens principais de Riverdale são adolescentes que estão cursando o Ensino Médio e, embora a série seja criticada por ter certos elementos um tanto viajados no roteiro, há também muitos acertos no que se trata da representação da vida dos adolescentes em questão.

Eles enfrentam algumas dificuldades em descobrir ou entender sua sexualidade

Riverdale lida com a sexualidade de Cheryl e Kevin de uma forma que parece real. As duas tiveram dificuldades com sua sexualidade e o desejo de serem aceitas no grupo, e Cheryl ainda precisou enfrentar a mãe por causa disso.

Existem também personagens como Moose, que fica no armário, e esta é uma representação realista de como é ser gay no colégio para alguns adolescentes da vida real.

Não conseguir entrar na faculdade

Archie e sua turma mal foram vistos estudando, mas as consequências disso foram descritas com muita clareza. Archie evoluiu de um atleta amante da música a um criminoso no reformatório, e ele não conseguiu se recuperar disso no departamento acadêmico.

Sua resposta para não se formar e não conseguir entrar na faculdade foi simples: alistar-se no exército. Esse é um caminho que muitos adolescentes seguem direto ao saírem do colégio, então sua saída da Riverdale High para as forças armadas fazia sentido.

Cena de Riverdale (Reprodução / The CW)
Cena de Riverdale (Reprodução / The CW)

As ‘Panelinhas’ do Ensino Médio

A capacidade de se juntar a certos grupos é comum à maioria dos adolescentes, e Riverdale mostrou isso com bastante precisão. Nas duas primeiras temporadas, os Vixens saíam uns com os outros, os Jocks eram um grupo que se defendia sempre, e Archie, Jughead, Betty e Veronica eram um grupo entre si.

Harmonia perfeita entre todos é quase inédita com adolescentes do ensino médio, e até mesmo a divisão entre os North Siders e South Side Serpents, embora vingativa, foi mais baseada na realidade do que a maioria do show.

Misoginia

A primeira temporada da série abordou o tema da misoginia, comum entre adolescentes que rotulam meninas como vadias na escola, espalhando rumores maldosos sobre sua sexualidade.

A própria Betty foi envergonhada pela amiga Veronica na cabana da família Lodge. Infelizmente, esse fenômeno é muito real e preocupante no mundo, e o show o retratou bem.

Betty e Archie em Riverdale (Reprodução)

Vida sexual

A vivência da sexualidade e suas descobertas fazem parte da vida adolescente, afinal, o cérebro humano, nessa fase da vida pensa muito no assunto, uma vez que somos inundados por hormônios e pelo desejo evolutivo de reprodução.

Há alguns programas para adolescentes que tentam amenizar essa faceta da vida dos personagens dessa idade, mas Riverdale trouxe Veronica e Archie em momentos íntimos intensos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›