Por que o Superman do DCEU não pode usar o traje preto nos futuros filmes

Henry Cavill como Superman (Divulgação / DC)
Henry Cavill como Superman (Divulgação / DC)

O próximo lançamento da Liga da Justiça de Zack Snyder pela HBO traz a oportunidade de ver o Superman em seu novo taje preto, mas o futuro do Superman deve ser mesmo o traje vermelho e azul.

O traje preto estava nos planos de Zack Snyder em Liga da Justiça de 2017, mas quando Josse Whedon assumiu o filme, ele usou apenas o tradicional.

O traje preto usado pelo Superman na Liga da Justiça de Zack Snyder é uma referência ao lendário evento da DC Comics, A Morte do Super-Homem.

Conhecido como o Traje de Regeneração, o Superman o usou por um curto período de tempo depois de retornar à vida após sua batalha aparentemente fatal com o Doomsday.

O traje imbuiu Superman com a capacidade de absorver mais energia solar do que o normal, ajudando a recuperar sua gama completa de poderes mais rapidamente.

Ao contrário do traje que veremos na Liga da Justiça de Zack Snyder, a versão em quadrinhos não tem capa e o escudo em S é prata brilhante.

Embora faça uma imagem impressionante, tematicamente simplesmente não se encaixa com o arco  do Superman do DCEU a longo prazo.

Para o Superman de Snyder, ao contrário dos quadrinhos, em que o Superman nunca morreu de verdade, a Liga da Justiça nos leva a acreditar que ele realmente ressuscitou.

No entanto, leva algum tempo para que o herói recupere verdadeiramente suas faculdades anteriores.

Sua jornada através da confusão inicial, raiva e finalmente um retorno ao heroísmo é uma fase de transição. É algo comum em filmes de super-heróis que a fantasia do protagonista evolua conforme o personagem se desenvolve.

Em certo sentido, ao retornar da morte, o Superman cinematográfico está emergindo das trevas.

Superman (DC Comics)
Superman (DC Comics)

No entanto, por um tempo, pelo menos, parte dessa escuridão permanece impressa nele, daí o traje preto.

Simbologia do traje preto

Snyder também especificou que o terno preto é um traje mais pessoal, não feito para exibição pública, enquanto o símbolo heroico que o Superman se tornará deve ser o terno vermelho e azul.

Com o tempo, conforme ele novamente abraça totalmente sua natureza heroica e está pronto para se apresentar ao mundo, ele pode deixar de lado o traje preto.

Como o pai do Superman, Jor-El, disse em Homem de Aço, de 2013, seu traje é um símbolo de esperança, um ideal para o povo da Terra se empenhar.

Para os humanos, quando eles veem um kryptoniano de preto, não significa esperança, significa medo, destruição e morte, já que é isso que Zod e seus asseclas guerreavam quando atacaram a Terra. O traje vermelho e azul do Superman mostra que ele é diferente desses outros invasores.

Cinematograficamente, um traje preto também não tem o mesmo impacto que nos quadrinhos.

Pense em alguns dos maiores vilões do cinema: Darth Vader, Imperador Palpatine, A Bruxa Malvada do Oeste e, claro, a versão original de Superman II sobre o General Zod, todos eles usavam preto. Até mesmo Hans Gruber do Duro de Matar usava um terno preto!

De uma forma simplista, quando você vê alguém na tela vestido de preto, você naturalmente assume que é um vilão. Portanto, fazer o Superman adotar uma fantasia preta a longo prazo, quando ele deveria ser o mocinho definitivo, simplesmente não faz sentido do ponto de vista visual.

Claro, alguns heróis vestem preto. Batman é um exemplo óbvio aqui, mas Batman é fundamentalmente um herói diferente do Superman, como mostrado em Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

Enquanto o Superman pretende ser uma figura heroica para inspirar o mundo, Batman é mais brutal e opera nas sombras. Manter o Superman brilhante e positivo enquanto Batman abraça o escuro é parte integrante da dinâmica que torna as interações entre os dois tão interessantes.

Enquanto Snyder está colocando Superman no traje preto para seu corte, o tempo do Superman no traje preto tem uma data de validade.

Para Snyder, a data de expiração é o fim do arco do Superman que ele começou a contar em Homem de Aço, mas se outro cineasta conseguir o Superman em seguida, o terno vermelho e azul provavelmente retornará mais imediatamente.

Formado em administração e psicologia. Fez curso de desenho com especialização em cartoons. Adora videogame, animações e filmes e séries de super heróis e monstros.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›