Por que o Homem-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield não conhece os Vingadores

O Peter Parker de Tom Holland foi apresentado ao MCU em Capitão América: Guerra Civil lutando ao lado dos Vingadores – mais especificamente, ao lado do grupo que compartilhava com as ideias de Tony Stark.

Entretanto, as outras versões do personagem que apareceram nas telonas – interpretados por Tobey Maguire e Andrew Garfield – nunca fizeram parte de nenhum time e enfrentaram seus vilões sozinhos.

Em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, quando os três se encontram, eles, inevitavelmente, comparam seus universos e vilões entre si, mas os dois primeiros Homens-Aranha não fazem a menor ideia de quem são os Vingadores, quando o personagem de Holland os menciona.

Os quadrinhos de super-heróis existem claramente no universo do Homem-Aranha de Tobey Maguire, pois ele menciona o Superman, mas ele mesmo nunca teve nenhum herói alternativo com quem se juntar durante sua carreira como lançador de teias.

Peter Parker / Homem-Aranha (Tobey Maguire) em Homem-Aranha 2 (Reprodução)

O Homem-Aranha da trilogia de Sam Raimi, interpretado por Maguire, esteve nas telas entre 2002 e 2007, enfrentando vilões como o Duende Verde, o Doutor Octopus, o Homem-Areia e Venom.

Quando a Sony decidiu reiniciar os filmes do Cabeça de Teia com Andrew Garfield no papel principal, em 2012 e 2014, Peter Parker enfrentou uma série semelhante de vilões, mas todos esses filmes compartilhavam uma grande diferença de Tom Holland: eles lutaram sozinhos, e não houve nenhuma menção a qualquer outro herói como os Vingadores.

Peter Parker / Homem-Aranha (Tobey Maguire) em Homem-Aranha (Reprodução)
Peter Parker / Homem-Aranha (Tobey Maguire) em Homem-Aranha (Reprodução)

Mas qual seria o motivo para isso? Será que os Vingadores não existiam ainda nesse universo?

Por mais bobo que pareça, a razão para os Vingadores nunca terem aparecido nos filmes anteriores é que a Sony não tinha direito sobre esses personagens.

Quando a Sony comprou os direitos do Homem-Aranha em 1999, os Vingadores e o MCU ainda demorariam pelo menos uma década para surgirem.

Além disso, no que diz respeito à Marvel, a Sony só possui os direitos dos personagens que fazem parte do universo do Homem-Aranha, o que significa dizer que tentar incluir qualquer outro herói dos quadrinhos só resultaria em uma verdadeira bagunça.

Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Peter Parker (Tom Holland) em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Reprodução / Marvel)
Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Peter Parker (Tom Holland) em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Reprodução / Marvel)

Sendo assim, em termos de contratos, a Sony não tinha o direito de incluir os Vingadores, pois eles ainda não haviam sido adquiridos ou estavam sob a jurisdição da Disney.

Foi somente depois que a Disney e a Sony se juntaram para Capitão América: Guerra Civil que foi possível estrear o Homem-Aranha no MCU, o que resultou em um acordo bastante lucrativo para as duas empresas, como se vê no sucesso que está sendo Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›