Por que mesmo sendo fraco, Viserys I foi escolhido como rei em A Casa do Dragão

Rei foi escolhido pelo seu próprio avô, porém, sempre é passado para trás por não ser esperto

Concentrando-se na família Targaryen, montadora de dragões, a história de A Casa do Dragão começa ainda mais cedo, com um conselho que escolhe Viserys I como o novo monarca quando ainda não havia uma linha de sucessão clara.

Escolhido no lugar de sua prima, a Princesa Rhaenys, como o próximo Rei dos Sete Reinos, Viserys é um rei justo, de bom coração, que sempre está lutando para fazer o melhor para o reino.

Entretanto, aqueles que estão à sua volta não o levam a sério e tanto Rhaenys quanto seu marido Corlys Velaryon, e Otto Hightower – o ex-Mão do Rei – fazem tudo que podem para manipular o rei para cumprir com seus propósitos.

Paddy Considine como Viserys em A Casa do Dragão
Paddy Considine como Viserys em A Casa do Dragão (Divulgação/ HBO)

Mas quem escolheu Viserys como Rei e por que fez isso em A Casa do Dragão?

Quem fez o trabalho de escolher o rei foi Jaehaerys I Targaryen, interpretado por Michael Carter no episódio de estreia.

Conhecido pelo apelido de ‘Bom Rei’, Jaehaerys foi um dos reis mais populares e mais amados da história dos Sete Reinos. Além disso, ele foi o monarca que teve o reinado mais longo da história do reino.

Conforme os livros de George R. R. Martin, ele governou os Sete Reinos por 55 anos e, segundo os relatos, todos esses anos foram de prosperidade.

O legado de Jaehaerys também é bastante célebre; ele é creditado por manter o reino pacífico e próspero e também foi quem forjou a trégua entre as casas em guerra para manter as coisas em paz.

Rei Viserys (Paddy Considine) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Rei Viserys (Paddy Considine) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Entretanto, quando chegou o momento, na falta de herdeiros diretos, ele acabou escolhendo seu neto Viserys como rei, em vez de Rhaenys.

Quando a série começa, Viserys está aguardando o nascimento de seu segundo filho, que ele espera que seja um menino, porém, o bebê morre junto com a primeira esposa de Viserys, Aemma (Sian Brooke), deixando-o com o coração partido.

Depois disso, ele nomeia sua filha única, Rhaenyra, como sua herdeira oficial, se casa novamente e tem um outro filho, Aegon II Targaryen, cuja existência indica a guerra civil que ficou conhecida como a Dança dos Dragões.

Nos primeiros cinco episódios da série, Viserys está com a saúde debilitada e é incapaz de encerrar os exércitos do povo livre em Stepstones, deixando seu irmão Daemon (Matt Smith) e Corlys para limpar sua bagunça.

Já no final do quinto episódio, o rei acaba entrando em total colapso e é provável que não seja mais visto, uma vez que o sexto episódio terá um longo salto no tempo que conduzirá diretamente para o período da Dança dos Dragões.

Assim, Jaehaerys pode até ter escolhido Viserys como seu herdeiro, mas aparentemente, pode ser um dos únicos erros que ele já cometeu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›