Por que Marvel quase rejeitou Robert Downey Jr. para ser o Homem de Ferro

Muitos fãs mais novos do MCU podem não saber, mas a Marvel Studios, originalmente, não desejava escalar o ator Robert Downey Jr. para o papel do Homem de Ferro.

O filme foi responsável pelo grande sucesso do que veio a se tornar a maior franquia de filmes da história até o momento.

Acontece é que a situação da carreira e da vida pessoal do ator momentos antes do lançamento do filme não eram das melhores.

Por volta do fim dos anos 90 e início dos anos 2000, a carreira de Downey estava em declínio devido às suas constantes lutas contra o abuso de substâncias e prisões.

Esse período da vida do artista incluiu passar um tempo na reabilitação, na prisão e ser demitido da série Ally McBeal.

Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel)
Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (Reprodução / Marvel)

Na época, toda essa história estava sendo divulgada na mídia internacional e, por isso, o diretor Jon Favreau confirmou repetidamente a resistência que recebeu da Marvel Studios sobre a ideia de lançar Downey como protagonista de Homem de Ferro devido à situação delicada do artista.

As reservas que o estúdio tinha a respeito da escalação de Downey Jr. só diminuíram depois que Favreau manteve longas conversas com os executivos.

Juntos, ele e o próprio Downey Jr., viram as semelhanças boas e ruins entre Tony Stark e o ator.

O diretor, que a princípio havia pensado em Sam Rockwell para o papel, nunca mais mudou de ideia depois de trocá-lo por Robert, e conseguiu convencer o estúdio de que as coisas dariam certo – e o resto, o público já sabe.

As coisas deram tão certo que o super-herói continua ainda sendo um dos mais amados entre os fãs mesmo depois da sua morte em Vingadores: Ultimato.

Isso é tão verdade que o público ainda pede para que o ator reprise o personagem, ainda que ele tenha feito um poderoso sacrifício para derrotar Thanos no final do último filme dos Vingadores.

Há fãs que fazem petição para que ele retorne pelo menos em algum tipo de holograma, algum flashback, ou até mesmo através do multiverso; tudo que o público deseja é apenas vê-lo mais uma vez.

Assim, não importa o que o futuro reserva para Tony Stark, os fãs estão de acordo que o Homem de Ferro e o MCU fizeram, de fato, a melhor escolha de todas ao contratar Robert Downey Jr. para o papel do Homem de Ferro.

Jon Favreau dirigiu o blockbuster de ação, que recebeu ótimas críticas e faturou mais de $ 500 milhões em todo o mundo, e imediatamente fez do ator a cara do MCU do futuro por longos anos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›