Como estúdio fez filme do Superman virar o PIOR de todos os tempos

Investimentos baratos geraram um filme decepcionante para o público

O fracasso de Superman 4: Em Busca da Paz é tão lendário que o filme foi considerado o pior de todos os filmes do super-herói já feitos até hoje.

Conheça algumas curiosidades sobre o longa.

O filme foi uma tentativa fracassada de salvar um estúdio em dificuldades

Uma explicação simples para a queda de valor na produção entre Superman 3 e Superman 4 é a mudança de estúdio.

Até aquele momento, os produtores Alexander e Ilya Salkind ainda detinham as rédeas da série. Mas, depois das perdas com o terceiro filme do herói e com Supergirl, eles decidiram vender os direitos para quem desse o maior lance.

Quem arrematou foram os donos do estúdio Cannon Films, Menahem Golan e Yoram Globus, que tiveram sucesso nos anos 1980 produzindo clássicos ‘abobados’ como Breakin ‘2: Electric Boogaloo.

Depois disso, eles fizeram vários investimentos ruins que lhes custaram muito caro e os fizeram perder mais de 200 milhões de dólares em dois anos.

Ao invés de continuarem apostando no tipo de filme barato, de baixo risco e alto rendimento, eles decidiram competir com grandes estúdios e, por isso, apostaram em Superman.

Christopher Reeve como Superman e Mark Pillow como Homem-Nuclear em Superman 4 Em Busca da Paz (Divulgação)
Christopher Reeve como Superman e Mark Pillow como Homem-Nuclear em Superman 4 Em Busca da Paz (Divulgação)

O estúdio ‘se aproveitou’ do investimento da Warner Bros. para lançar o filme

Como parceiros corporativos da DC Comics e do estúdio por trás dos três primeiros filmes do Superman, a Warner tinha total interesse no sucesso de quarto filme do Superman.

Assim, além de distribuí-lo, o estúdio ainda pagou 40 milhões de dólares pela sua produção.

Entretanto, quem viu o filme pode ficar confuso ao notar a quantidade de cenas feitas em fundo verde com qualidade duvidosa e se perguntar o que foi feito com todo esse dinheiro.

Uma publicação do site Looper afirma que Golan e Globus reduziram o orçamento do filme para 17 milhões de dólares e usaram os 23 milhões restantes para outras produções.

Com isso, a produção de Superman 4 acabou indo à falência antes mesmo de ser concluída, de acordo com o referido site.

Christopher Reeve como Superman em Superman 4 Em Busca da Paz (Divulgação)
Christopher Reeve como Superman em Superman 4 Em Busca da Paz (Divulgação)

Uma mesma cena de voo se repete várias vezes em Superman 4: Em Busca da Paz

O co-roteirista Mark Rosenthal afirmou:

“Menahem [Golan] nos prometeu que iríamos subir ao nível dos Warners e não fazer como um filme de Cannon. E é claro, no final, fizemos como um filme de Cannon.”

Ele comentou que as cenas de voo que foram um dos atrativos que levaram o público ao cinema nos filmes anteriores, acabaram se tornando o que mais afugentou os espectadores neste filme.

O que o estúdio fez foi replicar a mesma cena em momentos diferentes como se fossem outras tomadas mal sobrepostas em fundos diferentes.

“Eles preencheram as tomadas, duplicaram; é sempre tudo o que acontece quando você não tem dinheiro suficiente para os efeitos.”, explicou Rosenthal.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›