Pinóquio | O que tem de diferente no remake live-action da Disney?

Filme tem elementos diferentes da sua versão original de 1940

A Disney lançou o remake live-action de Pinóquio, mas fez algumas mudanças em relação ao filme original. Dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks como Gepeto, a versão de 2022 permanece fiel à aparência do original de 1940.

No entanto, devido a mudanças culturais sobre o que atualmente é aceitável mostrar na tela, alguns elementos foram alterados no novo filme.

Mas então, com o Grilo Falante, a Fada Azul, o João Honesto, o gato de Gepeto, Fígaro, e o peixe Cleo, todos presentes no remake de Pinóquio, que mudanças Robert Zemeckis e o co-roteirista Chris Weitz fizeram no filme original?

Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Gepeto tem uma história trágica

Geppetto (Tom Hanks) aparece pela primeira vez cantando uma música, intitulada When He Was Here With Me (Quando ele estava aqui comigo, em tradução livre), enquanto trabalha na marionete que se tornará Pinóquio.

Enquanto canta e pinta, Gepeto olha para uma foto emoldurada de um menino, que fica claro na música, não está mais com ele.

O destino do filho desaparecido não tem explicação no filme, mas quando Pinóquio não consegue mais voltar para casa, sua ansiedade em deixar a loja pela primeira vez sugere um incidente traumático em seu passado, no qual ele pode ter perdido sua esposa e filho.

Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) e Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) e Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Os relógios de Cuco são easter-eggs da Disney

A oficina de Gepeto está cheia de outras referências da Disney, mantendo uma tendência recente do estúdio de se autorreferenciar em filmes.

Quando todos os relógios de cuco em sua oficina disparam ao mesmo tempo, réplicas de madeira de Woody de Toy Story, Roger Rabbit e Aurora de A Bela Adormecida podem ser vistas saindo dos relógios.

Há mais relógios que remetem ao vasto catálogo de filmes da Disney que seguiram os passos do Pinóquio original, lançado nos cinemas há 82 anos.

Relógio controverso recebe uma atualização moderna

Um dos poucos relógios do filme original que permaneceram na oficina de Gepeto é aquele que mostra uma mãe furiosa espancando o filho a cada batida de hora.

No entanto, ele foi repaginado e, desta vez, quando a mãe levanta a mão para bater no filho de madeira, ela é interrompida por um policial de madeira.

Fada Azul (Cynthia Erivo) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Fada Azul (Cynthia Erivo) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

A Fada Azul canta Se Uma Estrela Aparecer

Escrito para o Pinóquio original por Ned Washington e Leigh Harline, a canção desde então se tornou a música tema da Walt Disney Company.

Na versão original, quem canta a música de abertura é o Grilo Falante. A canção foi mantida no remake, mas com uma reviravolta.

Ainda que o Grilo abra o filme cantando a faixa, a canção só recebe uma performance completa quando a Fada Azul aparece na oficina de Gepeto.

Veja o trailer de Pinóquio:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›