Caillou é cancelado após 20 anos, e canal ensina aos pais como contar notícia ‘trágica’ aos filhos

Caillou (Divulgação / PBS)
Caillou (Divulgação / PBS)

Caillou, um dos desenhos animados mais populares da TV chegou ao seu fim após 20 anos de exibição.

Nesta terça-feira, o canal PBS anunciou o cancelamento da série após 144 episódios (via Comic Book).

Além de anunciar o cancelamento, os canais de mídia social PBS Kids divulgaram informações sobre como os pais podem comunicar o cancelamento a seus filhos.

Em um comunicado no site da PBS, Eric Rasmussen escreveu:

“Agora, antes de pensarmos que é bobagem chorar pela perda de uma série de TV, existem pesquisas científicas sobre o apego que as pessoas desenvolvem com personagens da mídia”.

“Os relacionamentos que formamos com esses amigos da mídia são chamados de ‘relacionamentos parassociais’ e experimentamos com eles muitas das mesmas emoções que sentimos com nossos amigos na vida real.

“Portanto, quanto mais tempo passarmos com nossos amigos da mídia, maior os sentimentos de decepção que sentiremos quando eles inevitavelmente desaparecerem. É uma coisa real para adultos e para crianças”.

De acordo com Rasmussen, os três passos que os pais podem tomar incluem ouvir e ter empatia, procurar o que há de bom na situação e capacitar as futuras escolhas de mídia de seus filhos.

Ele acrescentou:

“Embora o fim de um programa de TV ou jogo online possa não parecer grande coisa para nós, pode ser um algo enorme para as crianças”.

“Como as brincadeiras e as interações sociais das crianças geralmente envolvem a mídia, faz sentido encontrar as crianças onde estão, ajudando-as a superar essas decepções aparentemente pequenas”.

“Ao aprender a lidar com as pequenas decepções da mídia agora, podemos ajudá-las a prepará-las para lidar com contratempos futuros de maneira saudável e produtiva”.

Caillou segue a história de um menino de quatro anos muito curioso. Ele tem amigos imaginários, além de gostar de esportes e explorar a natureza.

No Brasil, o desenho animado já foi exibido na Rede Globo, SBT, Band, RecordTV!, Rede Cultura, Discovery Kids, Canal Futura.

Formado em administração e psicologia. Fez curso de desenho com especialização em cartoons. Adora videogame, animações e filmes e séries de super heróis e monstros.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›