Mulher se nega a ficar calada e acusa agressor, fazendo amigos se tornarem rivais

O Último Duelo tenta fazer uma crítica à misoginia sistêmica

Em 2021 estreou O Último Duelo. Baseado em fatos reais, o filme adapta um livro de Eric Jager, que retrata um dos últimos duelos judiciais que aconteceram na França.

Marguerite, a esposa de Jean de Carrouges, acusa Jacques Le Gris de estuprá-la. Isso faz com que os dois amigos se tornem inimigos e Jean decide lutar até a morte pela honra de sua mulher contra Jacques.

O filme é inteligente pela forma como o público pode conhecer a história do ponto de vista de cada personagem, com mudanças sutis em cada contexto apresentados, que se divide em três capítulos.

O longa metragem deixa claro que o relato de Marguerite é o mais preciso, ao mesmo tempo que é perturbar ver ela ser agredida duas vezes por Le Gris. No entanto, por ser um filme com tema delicado, precisa de um toque mais feminino.

O Último Duelo tem direção de Ridley Scott. O filme tem duração de 2 horas e 32 minutos, e está disponível no catálogo do Star+.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Quem está no elenco de O Último Duelo?

Jodie Comer interpreta Marguerite de Carrouges. A atriz é conhecida por Free Guy: Assumindo o Controle, Killing Eve: Dupla Obsessão, Star Wars: A Ascensão Skywalker, Vera, e Lei & Ordem: Reino Unido.

Matt Damon interpreta Jean de Carrouges. O ator já atuou em Gênio Indomável, Perdido em Marte, Os Infiltrados, O Talentoso Ripley, e Air: A História Por Trás do Logo.

Adam Driver interpreta Jacques Le Gris. Ele é conhecido por Star Wars: O Despertar da Força, História de um Casamento, 65 – Ameaça Pré-Histórica e Casa Gucci.

O elenco também inclui Ben Affleck, Harriet Walter, Alex Lawther, e Marton Csokas.

Matt Damon como Jean de Carrouges em O Último Duelo (Reprodução)
Matt Damon como Jean de Carrouges em O Último Duelo (Reprodução)

Críticos elogiam O Último Duelo

No IMDb, O Último Duelo conseguiu a nota 7,4 / 10. Enquanto no Rotten Tomatoes alcançou 85% de aprovação dos críticos e 81% de aprovação do público.

“É uma estranha e longa comédia de terror sobre como as mulheres no século 14 estavam à mercê de caras que eram vaidosos, mesquinhos e cruéis, preocupados apenas com seu próprio status, mesmo quando a vida de alguém estava em jogo”, comentou Esther Zuckerman do Thrillist.

“É tentador pensar que O Último Duelo deveria ter sido apenas o relato de Marguerite, mas grande parte do prazer do filme é ver Damon, Affleck e Driver gradualmente desmantelar e até satirizar seus próprios encantos”, escreveu Jake Coyle do Associated Press.

“O filme dirigido por Ridley Scott, co-escrito por Matt Damon e Ben Affleck é um texto fascinante cheio de espetáculo e ideias que valem a pena conferir”, disse Adam Nayman do The Ringer.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›