A origem de Mickey Mouse e a conexão com seu maior rival

Uma das primeiras ideias para um mascote da Disney foi rejeitada, mas retornou anos depois para assombrar Mickey

Mickey Mouse, o icônico personagem da Disney que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo, tem uma história fascinante por trás de sua criação.

O mascote da Disney apareceu pela primeira vez em 1929, no curta metragem Steamboat Willie, consequentemente, fez inúmeras aparições em desenhos animados, quadrinhos e filmes.

Depois da criação de outros personagens como o Pato Donald, em 1936, Mickey ganhou um inimigo na luta pelo afeto de Minnie. No entanto, esse rival esquecido por muitos anos tem uma conexão com a origem de Mickey

Mickey Mouse originalmente se chamaria Mortimer

Mickey Mouse em Steamboat Willie (Reprodução / Disney)
Mickey Mouse em Steamboat Willie (Reprodução / Disney)

De acordo com o Screen Rant, antes de se tornar o famoso Mickey Mouse, o personagem icônico da Disney quase recebeu um nome totalmente diferente: Mortimer Mouse.

Quando Walt Disney decidiu criar um novo protagonista para sua empresa, após perder os direitos do personagem Oswald, o Coelho Sortudo, ele começou a trabalhar em vários protótipos de personagens junto com o ilustrador Ub Iwerks.

Foi nessa fase de experimentação que surgiu a ideia de um rato como mascote. Porém, ao apresentar a ideia do novo protagonista à sua esposa, Lillian, Walt Disney foi convencido a abandonar o nome Mortimer, pois ela achava o nome muito pomposo para um personagem animado.

Mortimer Mouse se tornou o rival de Mickey

Mortimer, Minnie e Mickey em Mickey's Rival (Reprodução / Disney)
Mortimer, Minnie e Mickey em Mickey’s Rival (Reprodução / Disney)

Em 1936, Mortimer Mouse fez sua primeira aparição oficial no curta Mickey’s Rival. Ele aparece como um rato arrogante e covarde que tentava conquistar a afeição de Minnie Mouse, mas falhava em todas as suas tentativas.

A partir daí, Mortimer Mouse ainda teve algumas aparições em tirinhas nos anos 1940 e 1950. Mas foi em 1999, no filme Mickey’s Once Upon a Christmas, que ele retornou oficialmente à animação.

Nesse filme, Mortimer era o chefe ganancioso de Minnie em uma loja, estabelecendo-se como um personagem recorrente nas animações da Disney desde então.

Embora Mortimer Mouse não tenha se tornado o mascote oficial da Disney, sua presença nas animações da empresa homenageia sua importância na história de Mickey Mouse.

Como um rival persistente, Mortimer cria um contraste interessante com o carismático Mickey e adiciona uma dinâmica especial às narrativas em que aparece.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›