Nomadland foi um dos filmes mais desafiadores de Chloé Zhao

Nomadland é considerado um dos melhores filmes de 2020, a produção ganhou cerca de 15 prêmios até o momento, incluindo dois Globos de Ouro. Porém os bastidores do filme revelam que não foi fácil conseguir os prêmios.

Segundo seus produtores, as dificuldades envolviam o mau tempo, diversas localizações, orçamento pequeno, transporte de pessoal e equipamento e um elenco de apoio inexperiente.

Parte do elenco de Nomadland é composto por pessoas comuns, que não são atores e estavam apenas sendo acompanhados pela produção. Essa decisão partiu da diretora Chloé Zhao, que buscava mais realismo para a narrativa.

Em entrevista ao site Variety, o produtor Peter Spears comentou sobre o trabalho com o elenco.

“Nós estávamos lá para acompanhar e registra a vida do grupo. Eles não filmavam e viajavam todos juntos e todo mundo tinha uma programação diferente. Alguns tinham obrigações familiares ou assuntos médicos para cuidar. Às vezes, alguns arrumavam um emprego fixo e tinham que sair da produção”

Em outro trecho da entrevista Peter comenta sobre as constantes mudanças de última hora que a produção sofreu.

“Nosso mantra era: Ficar aberto para as novidades. Chamávamos isso de ‘produção em tempo real’, que é o oposto de tudo que eu havia aprendido”

“Numa produção comum, você não quer mudar seus planos, mas com esse filme a atitude era: ‘Estamos planejando fazer isso, mas se as coisas mudarem, vamos explorar a nova situação, ela pode revelar algo que não sabíamos que estava lá’.”

Todo o esforço de Peter, Chloé e outros três produtores surtiu efeito. Nomadland ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e Melhor Diretor. Além de ter sido o vencedor do Leão de Ouro de 2020.

A narrativa de Nomadland acompanha a vida de Fern, uma mulher que foi demitida de seu emprego e perde sua casa. Ela passa a morar em sua vã, viajando como nômade pelos Estados Unidos, vivendo de empregos temporários.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›