Netflix vai mudar forma de medir a audiência

Na última terça-feira (19), a Netflix anunciou que vai mudar a forma como mede sua audiência. Isso foi feito numa carta para seus investidores, em que também revelou o crescimento de assinantes no trimestre. 

Segundo a empresa, ela passará a contar quantas horas assistidas cada programa teve em vez de divulgar o número de contas ou domicílios que o assistiram. 

Vale lembrar que a gigante do streaming preferiu alterar a forma depois que Round 6 conseguiu uma audiência de 142 milhões de famílias conectadas em seus episódios, porém para contar como uma dessas contas que assistiram à série, é necessário assistir a apenas 2 minutos de conteúdo

Ou seja, se o assinante assistiu 2 minutos, e nunca mais voltou para assistir o restante, ele já está dentro desse número de famílias atingidas. Fazer a contagem de audiência por tempo, torna tudo mais justo inclusive revelando números reais de quem assistiu às séries e filmes até o fim. 

“Há alguma diferença no ranking… mas achamos que o engajamento medido pelas horas vistas é um indicador ligeiramente melhor do sucesso geral de nossos títulos e satisfação dos membros. Também corresponde à forma como os serviços externos medem a visualização de TV e dá crédito adequado”, afirmou a empresa em carta aos acionistas.

A Netlix prometeu ainda que terá mais transparência em seus negócios no futuro, e uma clareza em seus relatórios de lucros, com o intuito que os membros da indústria do entretenimento não duvidem do poder do streaming no mundo inteiro.

Isso vai direto para sanar uma reclamação antiga de produtores de cinema e TV que não tinham números completos de audiência, o que segundo os próprios dificulta suas negociações.

Acontece que para quem já está contratado e parceiro da Netflix, as coisas são ligeiramente diferentes, como revelou Kevin Smith, showrunner de Mestres do Universo: Salvando Etérnia, que revelou todos os dados fornecidos pelo streaming sobre a audiência. 

Nova forma vai mostrar que alguns programas são ‘falsos’ sucessos

A Netflix também revelou como as mudanças na forma de medir a audiência vão impactar em seus atuais números. A mudança entre clientes impactados e horas assistidas mexe diretamente na lista de programas mais vistos. 

Ranking dos programas mais vistos da Netflix, e como mudança vai afetar os números (Reprodução/ Deadline)

Lupin que era o segundo lugar atrás de Bridgerton acaba saindo do ranking quando são medidas as horas que as pessoas assistiram a série. Nisso, a parte 4 de La Casa de Papel assume seu lugar.

Assim como existe uma mudança entre Stranger Things, The Witcher e as duas primeiras temporadas de 13 Reasons Why. Com isso, mais séries desaparecem do ranking como Emily in Paris e Sweet Tooth

Vale lembrar ainda que Round 6 ainda não entrou nessa contagem. A Netflix vai implantar o novo modelo até o final do ano. 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›