James Cameron errou ao retratar naufrágio do Titanic?

James Cameron fez testes para provar se o que mostrou em seu filme estava certo ou errado

James Cameron fez um grande esforço para produzir o filme Titanic e contar a história do naufrágio do famoso navio. Para isso, ele visitou o local do acidente como também os restos do navio no fundo do mar.

No documentário Titanic: 25 Years Later With James Cameron, o cineasta fez diversos teste para provar se forma como o navio afundou em seu filme de 1997 estava correta ou não.

No filme, a proa (parte dianteira) do Titanic afundou na água após a colisão com um iceberg, e fez a popa (parte traseira) ser levantada. Consequentemente, ao atingir um certo ângulo, o navio se partiu ao meio e a popa caiu de volta no mar. Então a proa puxou a pop para baixo verticalmente.

“O filme Titanic retrata o que acreditávamos ser um retrato preciso das últimas horas do navio. Nós o mostramos afundando primeiro, levantando a popa no ar, antes de seu enorme peso quebrar o navio em dois. Nos últimos 20 anos, tenho tentado descobrir se acertamos”, explicou Cameron, segundo o Entertainment Weekly.

Ele continuou: “Não tenho como dizer que foi de fato o que aconteceu, mas gostaria de poder descartá-lo como uma possibilidade, porque assim não preciso refazer o maldito filme!”. O cineasta confessou que era “o mais preciso que pude fazer na época”.

Titanic parte ao meio
Titanic parte ao meio (Reprodução)

O estudo feito no especial determinou que popa poderia ter caído de volta na água, como também ter afundado verticalmente, contudo, não poderia ter feito as duas coisas.

“Descobrimos que você pode fazer a popa afundar verticalmente e pode fazer a popa cair para trás, mas não pode ter os dois. Portanto, o filme está errado em um ponto ou outro – tendo a pensar que está errado na ‘recaída da popa’ por causa do que vemos na proa do naufrágio”.

Ele acrescentou: “Acho que podemos descartar a possibilidade de um naufrágio vertical da popa e acho que podemos descartar a possibilidade de cair para trás e depois ficar na vertical. Estávamos meio certos no filme”.

Jack poderia ter sobrevivido em Titanic

Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)
Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)

Outro teste feito no especial é sobre como Jack poderia ter sobrevivido ao naufrágio junto com Rose.

Após várias tentativas, um teste mostrou que Jack poderia ter sobrevivido se tivesse colocado o colete salva-vidas de Rose.

Outra forma dele sobreviver seria Jack e Rose ficarem apenas a metade superior de seus em cima da porta e assim flutuariam sem riscos do objetivo virar.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›