Morre Mike Henry, ator que deu vida ao Tarzan em filmes dos anos 1960

Mike Henry em cena como Tarzan (Foto: Reprodução)
Mike Henry em cena como Tarzan (Foto: Reprodução)

O ex-jogador de futebol americano e ator, Mike Henry, morreu no último dia 8 de janeiro aos 84 anos de idade. A notícia, porém, foi confirmada somente nesta quinta-feira (4), no site da Variety, pela viúva do ator, Cheryl.

Mike ficou conhecido após dar vida ao personagem Tarzan, o rei da selva, em filmes que foram lançados nos anos 1960.

O ator enfrentava uma luta contra o Mal de Parkinson há anos, além de outros graves problemas de saúdes, que foram decorrentes dos traumas sofridos na cabeça durante sua época na NFL (National Football League).

Henry jogou na liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos como linebacker pelos times Pittsburgh Steelers e Los Angeles Rams, entre os anos de 1958 e 1964.

Inclusive, foi durante um dos jogos dos Rams que o astro foi abordado pelo produtor, Sy Weintraub, para interpretar o papel de Tarzan. Na época, Sy andava em busca de um ator que fosse um tipo de Burt Lancaster mais jovem, porém ao bater o olhos num trabalho de Henry na TV, viu que havia encontrado o ator certo.

Mike Henry em cena como Tarzan (Foto: Reprodução)
Mike Henry em cena como Tarzan (Foto: Reprodução)

Ele encenou o Homem-Macaco em três filmes: Tarzan e o Vale do Ouro (1966), Tarzan e o Grande Rio (1967) e por último, em Tarzan e o Menino da Selva (1968).

Após os filmes do herói da selva, Mike ainda apareceu com John Wayne no faroeste Rio Lobo (1970), ao lado de Charlton Heston na ficção científica No Mundo de 2020 (1973) e junto de Burt Reynolds em Golpe Baixo (1974).

Ao lado de Reynolds, também atuou na franquia cômica iniciada por Agarra-me se Puderes (1977). O ator retomou o papel de Junior em duas continuações: Desta Vez te Agarro (1980) e Agora Você Não me Escapa (1983).

O ator deixou de atuar ainda nos anos 1980, quando foi diagnosticado com Parkinson. Henry deixa a mulher, Cheryl, e a filha do casal, Shannon.

Formado em Criação e Produção Audiovisual. Frequentador assíduo das salas de cinemas e também colecionador há anos de filmes em DVD e Bluray. Atuou como produtor e editor do SBT e na redação de blogs e sites em geral. Atualmente, trabalha como redator do E-Pipoca.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›