Karatê Kid: ídolo do filme teve uma vida complicada antes da fama

Pat Morita
Cena de Karate Kid (Reprodução)

A sequência de Karatê Kid, Cobra Kai, despertou a atenção do público para o filme dos anos 80 novamente. Uma ausência foi muito sentida, a do Sr. Myiagi.

Infelizmente o ator que fez o personagem ícone da sequência, morreu em 2005 em sua casa, aos 73 anos.

Pat Morita, que começou sua carreira como comediante de stand-up, estreou como Arnold, o dono do restaurante na sitcom Dias Felizes, em 1975. Antes disso, ele havia desempenhado pequenos papéis em filmes como Positivamente Millie e em séries de televisão como Sanford and Son, M * A * S * H ​, Estranho Casal e O Fazendeiro do Asfalto.

Depois de uma temporada em Dias Felizes, ele estrelou brevemente em sua própria série, Mr. T and Tina, em 1976. Ele voltou a Dias Felizes na temporada que foi de 1982 a 1983.

Em 1984, o Sr. Morita desempenhou pela primeira vez o papel que definiria sua carreira e marcaria gerações de forma afetuosa, Kesuke Miyagi.

Como mentor de Daniel-san de Ralph Macchio, ele ensinava caratê enquanto tentava pegar moscas com os pauzinhos e oferecia conselhos como “cera, tire a cera” para guiar Daniel nas tarefas para melhorar suas habilidades.

Karatê Kid foi seguido por três sequências. No último, Karate Kid: 4 em 1994, o aluno de Miyagi foi interpretado pela jovem Hilary Swank.

Nascido no norte da Califórnia em 28 de junho de 1932, filho de imigrantes catadores de frutas, Pat Morita passou a maior parte de seus primeiros anos no hospital com tuberculose espinhal.

Mais tarde, ele se recuperou, apenas para ser enviado a um campo de internamento nipo-americano no Arizona durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, a família de Morita tentou recuperar suas finanças abrindo um restaurante em Sacramento (California). Foi lá que o Sr. Morita experimentou pela primeira vez a comédia, atuando para clientes. Ele entrou no show business em tempo integral aos 30 anos e alcançou considerável sucesso mais tarde na televisão.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›