Na sexta-feira (20), a Netflix estreou o filme de ficção científica coreano Jung_E. A trama mistura ação e futurismo e se tornou uma das mais assistidas da plataforma.
Para você que já assistiu ou ainda está interessado em assistir, aqui estão reunidas cinco curiosidades sobre a produção.
Diretor de alto gabarito já fez outro filme de sucesso
O filme foi comandado pelo diretor Yeong Sang-ho. Ele também é o mesmo que dirigiu Invasão Zumbi em 2016.
Na trama, um trem segue em alta velocidade de Seul a Busan enquanto os passageiros precisam lidar com uma infestação zumbi.
Depois que o filme foi aclamado no Festival de Cannes, Sang-ho se tornou um dos cineastas coreanos de maior destaque.
Quem faz parte do elenco
O diretor repetiu a parceria com os atores Kim Hyun-joo e Ryu Kyung-soo após a primeira temporada de Profecia do Inferno (Hellbound), que também está disponível na Netflix.
Em Jung_E, os atores interpretam a robô titular e o cientista ambicioso Kim Sang-Hoon. Ele é o diretor do laboratório responsável pela criação de Jung_E.
Atriz aclamada faleceu depois das gravações de Jung_E
Em maio de 2022, a atriz Kang Soo-yeun faleceu por conta de um derrame. Ela iniciou sua carreira em 1980, quando ainda era criança, e se destacou como atriz mirim. O filme foi dedicado à sua memória, já que marcou seu retorno às telas depois de ter ficado 9 anos fora da atuação.
Referência a outro clássico
No filme, a robô protagonista ganha a consciência artificial de uma guerreira da vida real. O objetivo é que ela se torne uma cópia perfeita para ser utilizada militarmente.
Qualquer semelhança com RoboCop (1987) não é apenas uma mera coincidência, pois o filme foi pensado de modo a homenagear o clássico dos anos oitenta até mesmo visualmente.
Outra referência é a vigilante Motoko de Ghost in the Shell, de 1995.
Jung_E é Um verdadeiro sucesso
Em sua chegada, o filme já destronou O Pálido Olho Azul e Glass Onion: Um Mistério Knives Out, conquistando o primeiro lugar no Top 10 de filmes mais procurados da Netflix.
A produção é um sucesso não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, México, Espanha e Coreia do Sul, seu país de origem.
O sucesso das produções coreanas é tamanho, que a Netflix ainda pretende continuar investindo pesado ao longo deste ano.
Dois dos grandes exemplos disso são as séries Round 6 e All of Us Are Dead, ambas com a primeira temporada disponível na Netflix.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.