Joaquin Phoenix fez com que Ridley Scott reescrevesse Napoleão

Diretor abordou o complexo processo de trabalho com o astro

Ter Joaquin Phoenix como protagonista de Napoleão mudou tudo no filme segundo seu diretor Ridley Scott, que revelou que precisou reescrever o roteiro.

Depois que voltou um pouco no tempo com Casa Gucci, o cineasta resolveu encarar o desafio maior. Ele voltou ainda mais para produzir um longa focado na ascensão do imperador francês.

A escolha de seu protagonista, com certeza, foi influenciada pela experiência de sucesso ao ter dirigido o ator antes, em Gladiador.

E ao que parece a parceria entre os dois está evoluindo positivamente, já que, em entrevista à revista americana Empire, Scott foi só elogios para seu astro.

“Joaquin está o mais longe possível do convencional. Não deliberadamente, mas por intuição. É isso que o faz funcionar. Se algo o incomodar, ele vai avisá-lo. Ele fez [Napoleão] especial questionando constantemente”, ele descreveu o desempenho de seu protagonista.

Joaquin Phoenix em cena de Gladiador Joaquin Phoenix em cena de Gladiador (Reprodução/Twitter)[/caption]

O que para alguns diretores poderia ser considerado como uma atitude incomoda, e fazer o ator ser pintado como alguém difícil de trabalhar, estranhamente deixou Scott encantado com Phoenix.

O cineasta revelou que o protagonista fez tantas notas sobre o roteiro, que ele teve que ser reescrito.

“Com Joaquin, podemos reescrever o maldito filme porque ele está desconfortável. E isso aconteceu com Napoleão”.

“Nós desfizemos o filme para ajudá-lo a se concentrar em quem Bonaparte era. Eu tinha que respeitar isso, porque o que estava sendo dito era incrivelmente construtivo. Isso fez com que tudo crescesse mais e melhor”, ele explicou porque acatou as mudanças sugeridas por Phoenix.

A atitude proativa do ator, além de melhorar a produção, conforme Scott afirmou, fez com que o diretor criasse uma verdadeira admiração por ele.

“Com Napoleão, acho que nos aprofundamos e encontramos o personagem, ou o mais próximo do que ele pode ter sido. Joaquin é provavelmente o ator mais especial e atencioso com quem já trabalhei”, ele salientou.

Joaquin Phoenix em Napoleão
Joaquin Phoenix em Napoleão (Reprodução/Twitter)

Napoleão

O filme conta a história de Napoleão Bonaparte, desde suas origens até sua ascensão como imperador da França. Ele também aborda seu relacionamento obsessivo e instável com sua esposa Josephine.

Além de Ridley Scott na direção, e atuando como produtor ao lado de Kevin J. Walsh, o longa, que é uma produção da Apple Studios, conta com roteiro de David Scarpa.

O elenco traz Joaquin Phoenix como o personagem título, Vanessa Kirby como a Imperatriz Josephine, Tahar Rahim como Paul Barras, Ben Miles como Coulancourt, e Ludivine Sagnier como Theresa Cabarrus.

Também estão da produção Matthew Needham dando vida a Lucien Bonaparte, Youssef Kerkour como General Davout, Phil Cornwell como Sanson ‘O Borreau’ e Edouard Philipponnat como Czar Alexandre.

Napoleão está previsto para estrear em 2023.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›