Diretora de Ataque dos Cães se desculpa por discurso polêmico em premiação

A diretora de Ataque dos Cães (The Power of the Dog), Jane Campion, reconheceu o peso das palavras escolhidas após seu controverso discurso de aceitação do Critics Choice Awards na cerimônia de domingo à noite.

Em uma declaração à EW, Campion se desculpou por comparar sua experiência como cineasta em uma indústria dominada por homens com a jornada focada nos esportes dos ícones do tênis Venus e Serena Williams, que ela fez ao aceitar seu troféu de Melhor Diretora.

Venus e Serena Williams foram retratadas no filme King Richard: Criando Campeãs, protagonizado por Will Smith. Campion disse o seguinte em seu pedido de desculpas:

“Fiz um comentário impensado comparando o que faço no mundo do cinema com tudo o que Serena Williams e Venus Williams alcançaram. Não pretendia desvalorizar essas duas lendárias mulheres negras e atletas de classe mundial. O fato é que as irmãs Williams, na verdade, enfrentaram homens na quadra (e fora), e ambas elevaram o nível e abriram portas para o que é possível para as mulheres neste mundo. Fazer isso é minimizar as mulheres notáveis. Eu amo Serena e Vênus. Suas realizações são titânicas e inspiradoras. Serena e Vênus, peço desculpas e celebro vocês completamente”.

Segundo relatos, Campion disse na premiação que “Vênus e Serena, vocês são maravilhas, mas não precisam competir contra os homens como eu”.

E mais

Jane Campion também falou recentemente sobre Sam Elliott de 1883, que fez comentários controversos sobre Ataque dos Cães, criticando as temáticas queer no filme, bem como a representação feita do oeste norte-amaricando feito por uma mulher da Nova Zelândia.

Campion disse o seguinte no o tapete vermelho do DGA Awards, onde reafirmou seu status como o principal candidata ao prêmio de Melhor Diretor deste ano no Oscar:

“Desculpe, ele estava sendo um pouco chata e, desculpe dizer, ele não é um cowboy, ele é um ator. O Ocidente é um mito exposto. Há muito espaço no campo. Acho que é um pouco sexista porque você pensa na quantidade de faroestes incríveis que foram feitos na Espanha por Sergio Leone. Eu me considero uma criadora e acho que ele me vê como uma mulher ou algo menor primeiro, e eu não aprecio isso.”

Ataque dos Cães está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›