Homem-Aranha | Polêmica! As teias orgânicas são melhores que as mecânicas?

O Homem-Aranha é conhecido por seus incríveis poderes de aranha, como escalar paredes, seu senso de aranha e sua super-força.

Por mais estranho que pareça, na maioria das versões, o Homem-Aranha precisa fabricar sua teia e utiliza atiradores mecânicos para lançá-la para conseguir sair se balançando pela cidade.

No entanto, em 2002, Sam Raimi teve a ideia de tornar orgânicas as teias do herói, fazendo com que elas saíssem do seu próprio corpo, como uma aranha de verdade.

Ainda que isso tenha gerado alguma controvérsia entre fãs, aqui estão as razões para acreditar por que essa foi uma ideia interessante.

Homem-Aranha 3 e Tobey Maguire
Tobey Miguire volta em Homem-Aranha 3 (Reprodução)

Peter não precisa de atiradores de teia para mostrar que é inteligente

Um argumento contra os atiradores orgânicos é que Peter Parker é um gênio científico e, por isso, ele seria inteligente o suficiente para criar as teias.

Mas, novamente, o problema não é que ele não seja inteligente o suficiente para elaborar a tecnologia, mas a questão é que isso contrasta com sua constante falta de dinheiro.

Faz muito mais sentido que as teias saiam dele mesmo

O outro argumento principal contra os atiradores de teias orgânicas é que as teias não deveriam sair dos pulsos de Peter, mas de seu traseiro, como uma aranha de verdade o faria.

No entanto, dá para argumentar que a fisiologia humana e a fisiologia das aranhas são tão diferentes que sua fusão poderia levar a uma forma diferente de lançar teias – pelos pulsos, como é o caso do filme.

Além disso, como ele tem uma fisiologia de aracnídeo incorporada ao seu DNA, é natural que ele seja capaz de lançar suas próprias teias e que elas saiam de seu próprio corpo.

Cena de Homem Aranha: Longe de Casa (Divulgação)

O cânone dos super-heróis está em constante evolução e mudança

O Homem-Aranha estreou e usou exclusivamente atiradores mecânicos de teia até o lançamento dos filmes de Raimi.

No entanto, uma vez que O Espetacular Homem-Aranha foi lançado e reintroduziu os atiradores mecânicos de teia no cânone do filme, os atiradores de teias orgânicos foram rapidamente eliminados para sempre em praticamente todas as outras versões do personagem. Então, para muitos fãs, os atiradores orgânicos simplesmente não são canônicos.

Entretanto, pode-se argumentar que o uso da canonicidade para justificar isso é falível por várias razões, e a principal delas é o fato de que, muitos aspectos importantes de super-heróis famosos só se tornaram canônicos anos após sua estreia inicial e, geralmente, a partir de suas respectivas adaptações.

Sendo assim, se clássicos de grandes heróis como Superman e Batman podem mudar e adaptar seus personagens, isso também poderia acontecer com o Homem-Aranha.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›