Harry & Meghan: Príncipe compra briga com a família

Entrevista censurada de Diana volta a criar discórdia quase 30 anos depois

Harry & Meghan mal estreou na Netflix e já está dando o que falar, a série documental já começou a criar novas discórdias na família real britânica, ao trazer uma polêmica entrevista da Princesa Diana, que acabou sendo censurada.

O documentário prometeu apresentar um registro real e honesto dos bastidores da família real, e já mostrou que cumprirá seu objetivo com a ajuda de Harry, que não se intimidou e expôs na série a entrevista da mãe, indiferente ao quanto isso irritaria sua família.

A polêmica entrevista que Lady Di concedeu ao jornalista Martin Bashir, da BBC, em 1995, onde ela fez um relato sincero sobre sua vida como membro da família real, escandalizou o Reino Unido e o mundo na época, e se tornou uma das maiores vergonhas da coroa britânica.

Lady Di falou abertamente sobre como era sua vida como membro da família real em entrevista a BBC
Lady Di falou abertamente sobre como era sua vida como membro da família real em entrevista a BBC (Reprodução/Youtube)

Censura e indenização

A entrevista acabou sendo censurada por pressão da coroa, que quase trinta anos após sua exibição, conseguiu provar que Bashir usou de métodos desonestos para induzir Diana a falar, inventando mentiras para conseguir a exclusiva.

Para conquistar a confiança da Princesa, o jornalista passou informações falsas a ela sobre sua equipe, afirmando coisas como que a babá dos príncipes William e Harry teria um caso com Charles, criando uma polêmica tão grande que a própria BBC censurou o material.

“Agora que sabemos a maneira chocante com que essa entrevista foi obtida, eu decidi que a BBC nunca mais vai mostrar o programa. Também não vamos licenciá-la por completo ou em partes para outras redes de TV”, garantiu Tim Davie, diretor-geral da emissora após a comprovação dos métodos nada profissionais de seu jornalista.

Diante o resultado da investigação, que apontou a forma traiçoeira e inadequada aos padrões de integridade da BBC, utilizadas por Bashir para fazer Diana falar mal da família real britânica, a rede de televisão não só censurou o conteúdo, como pediu desculpas publicamente por ele e pagar uma indenização a babá acusada de ser amante de Charles, pela mentira.

Polêmica entrevista que Lady Di concedeu ao jornalista Martin Bashir da BBC em 1995 foi censurada
Polêmica entrevista que Lady Di concedeu ao jornalista Martin Bashir da BBC em 1995 foi censurada (Reprodução/outube)

Verdade na mentira

Apesar da comprovação dos métodos erráticos do jornalista da BBC e todas informações falsa usadas para convencer a mãe a falar, Harry ainda defende a entrevista, que no ponto de vista dele expôs muitas verdades por meio das mentiras.

“Acho que agora todos nós sabemos que ela foi ludibriada para dar essa entrevista, mas ao mesmo tempo, ela abriu o jogo sobre a verdade de suas experiências [na família real]”, ele alega em uma cena de Harry & Meghan, para justificar sua decisão de trazer a entrevista a tona novamente.

O irmão de Harry, príncipe William discorda totalmente do caçula, assumindo a mesma posição do restante da família real, em defender que o conteúdo não seria honesto por ser resultado de muitas informações falsas e difamatórias.

“Esse programa não é legítimo e não deve ser mostrado nunca mais”, ele teria afirmado anteriormente.

Os três primeiros episódios de Harry & Meghan já estão disponíveis na Netflix. Mais três episódios serão inseridos no catálogo na próxima quinta (15).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›