O que foi o Vestido da Vingança de Lady Di retratado em The Crown?

Princesa roubou a cena quando ‘deu a volta por cima’ usando um vestido preto

O relacionamento entre o então príncipe Charles e a princesa Diana sempre esteve envolvido em diversas polêmicas até que chegou ao fim com um divórcio em 1996.

Mas os dois já estavam separados desde o ano de 1992, que foi descrito pela rainha como seu annus horribils por causa das inúmeras controvérsias que envolveram a família real.

Entretanto, dois anos antes de saírem os papeis que oficializaram o divórcio, a princesa de Gales protagonizou uma situação que é lembrada até hoje no mundo inteiro e foi também retratada em The Crown.

O episódio ficou conhecido como ‘o Vestido da Vingança’.

Lady Di com o Vestido da Vingança e Elizabeth Debicki como Lady Di em The Crown (Montagem Reprodução)
Lady Di com o Vestido da Vingança e Elizabeth Debicki como Lady Di em The Crown (Montagem Reprodução)

Mas o que significou isso exatamente?

Acontece que, em 24 de junho de 1994, o príncipe – que agora é o rei Charles III – foi a público confirmar que não era fiel à esposa durante o casamento, tornando o escândalo ainda maior.

Diana, que era conhecida por ser um ícone fashion, participou, na mesma noite, de um evento anual da revista Vanity Fair, em Londres, onde usou um vestido diferente daqueles usados pela monarquia, marcando a sua ‘vingança’ contra o marido, segundo se noticiou na época.

O vestido preto deixava os ombros à mostra e transmitia um visual forte que impactou o público e os jornais, que apelidaram a peça de ‘vestido clássico da vingança’.

Elizabeth Debicki como Diana em The Crown
Elizabeth Debicki como Diana em The Crown (Divulgação/ Netflix)

Diana não costumava utilizar esse tipo de figurino porque acreditava que ele era muito ousado para os membros da realeza, mas ele quase não teria sido usado naquele dia.

A ex-estilista da princesa, Anna Harvey, afirmou que ela iria usar um vestido da grife Valentino para comparecer ao evento, mas decidiu mudar de ideia depois dos acontecimentos envolvendo o ex-marido.

“Ela queria parecer um milhão de dólares. E conseguiu!”, afirmou a estilista.

O jornalista e estilista britânico Alex Longmore também emitiu uma opinião dizendo que o principal motivo para o sucesso do vestido foi a própria princesa em si.

“Era o caso clássico de uma mulher usando o vestido e não o contrário. Era exatamente o oposto do ‘traje da princesa’ que havia sido manchete nos anos 1980. Um de seus estilistas favoritos, David Sassoon, lembrou que ‘houve uma tremenda mudança na menininha tímida que eu vesti inicialmente para essa mulher abertamente glamorosa’”, explicou Longmore.

Longmore ainda destacou outros pontos no ‘look’ da princesa naquela noite e não tinham exatamente a ver com a peça de roupa que ela estava usando, mas com sua personalidade em si.

“O sorriso dela, sua confiança e seus ombros que tornam essas fotos tão memoráveis. Ela está radiante, feliz e no controle. Além de perder o título de Sua Alteza Real, ela se saiu muito bem depois de deixar a empresa. Naquela noite, Diana imortalizou um vestidinho preto e, uau, ela fez isso bem”, finalizou ele.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›