Grease – Nos Tempos da Brilhantina | Filme tem problemas que fãs fingem não ver

Produzido na década de 1970, filme não acompanhou os valores da sociedade atual

O filme Grease – Nos Tempos da Brilhantina, de 1978 arrecadou quase 160 milhões de dólares em todo o mundo.

O público simplesmente se apaixonou pelo musical e pela sua trilha sonora, mas, principalmente, pelo romance entre Danny Zuko (John Travolta) e Sandy Olsson (Olivia Newton-John). O sucesso foi tão grande que o filme se tornou um grande marco da cultura pop até hoje.

Entretanto, existem alguns aspectos do filme que, como já era de se esperar, envelheceram muito mal e não se adequam mais aos tempos atuais, conforme descreveu uma matéria do site Looper.

Um exemplo é quando o treinador Calhoun (Sid Caesar) explica as regras da competição de dança e diz aos alunos que todos os casais devem ser formados por um menino e uma menina. Isso levou alguns a chamarem o filme de homofóbico.

Mas, para completar a lista de situações bizarras, o apresentador Vince Fontaine (Edd Byrnes) dá em cima da adolescente Marty Maraschino (Dinah Manoff).

Outro problema é a falta de representação negra, o que levou muitas pessoas a denunciarem o racismo da produção, que só conta com atores brancos.

Olivia Newton-John e John Travolta em Grease: Nos Tempos da Brilhantina (Reprodução)
Olivia Newton-John e John Travolta em Grease: Nos Tempos da Brilhantina (Reprodução)

Mas essas não foram as únicas preocupações. Ao longo do tempo também surgiram várias discussões sobre o casal principal do filme.

A princípio, os dois parecem viver uma bela e agradável história, com duas pessoas opostas que desafiam as probabilidades e acabam juntos. Entretanto, com um olhar mais profundo é possível perceber que nem tudo é o que parece ser.

Sandy tem que fazer vários sacrifícios para estar com Danny em Grease – Nos Tempos da Brilhantina

Embora eles tenham um final feliz, o público acredita que isso vem às custas de muito sacrifício da parte de Sandy.

Apesar de desfrutar de um verão feliz com Sandy, uma vez de volta ao Rydell High, Danny está preocupado apenas com a sua própria imagem e em manter uma fachada de cara legal para os seus amigos.

Danny acaba sendo bastante duro e frio com Sandy e ainda comete alguns atos dolorosos contra ela.

Olivia Newton-John em Grease: Nos Tempos da Brilhantina (Reprodução)

Um exemplo é quando ele dança com a ex-namorada Cha Cha (Annette Charles) na frente da garota, fazendo-a chorar por diversas vezes. No final, ela ainda muda boa parte de sua aparência por causa dele.

No Reddit, o usuário u/JoshProIsBestInLife comentou: “nenhuma mulher deve mudar para se adequar ao homem ou vice-versa. Você deve ter força de caráter para ser você mesma e seu marido/namorado/o que quer que seja, tem que aceitar isso ou seguir em frente.”

Entretanto, há quem defenda o filme pelo que ele é. A usuária U/PurpleOwl85 também escreveu no Reddit: “Sim, tem histórias desatualizadas e controversas, mas a música, a dança, o humor e a estranheza são absolutamente maravilhosos.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›