Grandes nomes do cinema brasileiro são convidados para votar no Oscar

O cinema brasileiro vem crescendo muito na qualidade de suas produções, alcançando mais do que o povo brasileiro, um público internacional, e isso foi notado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

A instituição convidou grandes nomes do cinema brasileiro para participarem do Oscar, como membros votantes da premiação a partir da próxima cerimônia.

O grupo de personalidades do Brasil que vai integrar o grupo de 395 novos jurados do Oscar é composto por: Wagner Moura, Paula Barreto, Fabiano Gullane, João Atala, Andrea Barata Ribeiro e Karen Akerman.

Os brasileiros se unirão a personalidade reconhecidas mundialmente, como Robert Pattinson, Steven Yeun e Yuh-Jung Youn.

Segundo a revista americana Variety, o convite às personalidades da indústria cinematográfica brasileira é uma ação da Academia para levar mais diversidade ao grupo de votantes da premiação.

A decisão de ter um grupo mais diversificado foi tomada devido a instituição ter recebido muitas críticas por sua falta de representatividade, que é apontada como fator decisivo na escolha dos indicados e vencedores.

A premiação conta atualmente com 10 mil membros votantes, incluindo os 395 novos escolhidos, que se dividem em 46% de mulheres, 39% de etnias ou raças sub-representadas e 53% residentes de outros países além dos Estados Unidos.

Wagner Moura: Reprodução

Os membros não americanos é uma obrigatoriedade imposta para trazer um pouco de imparcialidade na escolha entre produções americanas e de outros países.

A Academia está realizando uma série de mudanças em suas regras, como a forma de se fazer campanhas para a premiação, e a ampliação no número de indicados na categoria de melhor filme estrangeiro, que de 10 passou para 15.

O aumento no número de indicados também está sendo feito nas categorias de curta documental, curta de ficção e curta de animação.

A próxima edição do Oscar está agendada para ser realizada em 27 de março de 2022.

Fiasco da última edição

A cerimônia do Oscar 2021, realizada em abril deste anos, acabou sendo um verdadeiro fiasco, além de sua baixíssima audiência, o evento foi duramente criticado pelo público.

Criou-se uma grande polêmica, devido mudanças na ordem da apresentação dos prêmios, que rendeu acusações de exploração do falecimento de Chadwick Boseman.

A cerimônia teve sua pior audiência na história da premiação. Segundo divulgado pela NME, os números obtidos pela Nielsen indicaram apenas 9,85 milhões de telespectadores, o que representou uma queda de 58%, já que, em 2020, a audiência foi de 23,6 milhões de espectadores.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›