Filmes da Universal Pictures serão distribuídos pela Warner Bros. no Brasil

Logo da Universal Pictures (Reprodução)
Logo da Universal Pictures (Reprodução)

Após a Universal Pictures anunciar que irá deixar deixar o país, a Warner Bros. recebeu autorização do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para distribuir os filmes do estúdio no Brasil.

Segundo o órgão, a Warner poderá distribuir filmes da empresa parceira em um contrato firmado com duração superior a dois anos.

“Dessa forma, caso a operação se materialize, todos os filmes que a Universal decidir, a seu critério, disponibilizar para exibição cinematográfica no Brasil serão licenciados pela Universal à Warner, que, por sua vez, será a responsável pelo sublicenciamento dos referidos filmes aos proprietários de cinemas.”

O objetivo é minimizar os custos da operação da Universal aqui no país, que passará a contar com a estrutura da Warner, diminuindo sua presença física no mercado.

Apesar dos estúdios simbolizarem juntos 22,2% na Participação de Mercado em renda de bilheteira, o próprio CADE enfatizou que a parceria não deve impactar as decisões relativas à produção ou aquisição de direitos sobre filmes de ambas as empresas e seus correspondentes lançamentos no mercado nacional.

Vale recordar que, até junho de 2019, a Warner licenciava todos os conteúdos da 20th Century Fox, numa distribuição compartilhada. Tal acordo acabou não sendo renovado quando a Fox foi comprada pela Disney, que distribuía seus próprios filmes no Brasil.

007 - Sem Tempo Para Morrer e Velozes e Furiosos 9 (Divulgação / Universal Pictures)
007 – Sem Tempo Para Morrer e Velozes e Furiosos 9 (Divulgação / Universal Pictures)

Em 2020, os principais lançamentos da Universal Pictures incluem 007 – Sem Tempo Para Morrer, Velozes & Furiosos 9 e Minions 2: A Origem do Gru, entre outros.

Já no cronograma da Warner estão as estreias de O Esquadrão Suicida, Matrix 4, Space Jam: Um Novo Legado, Duna e Godzilla Vs. Kong, que também devem ser lançados simultaneamente na plataforma HBO Max nos EUA.

O novo James Bond, inclusive, já teve sua estreia adiada por duas vezes e, agora trabalha com o lançamento para 2 de abril de 2021, enquanto Velozes & Furiosos está marcado para chegar às telonas em 28 de maio. Porém, com a chegada de uma 2ª onda do vírus e aproximadamente 65% dos cinemas fechados nos Estados Unidos, os estúdios lidam com a possibilidade de adiar as estreias novamente.

Formado em Criação e Produção Audiovisual. Frequentador assíduo das salas de cinemas e também colecionador há anos de filmes em DVD e Bluray. Atuou como produtor e editor do SBT e na redação de blogs e sites em geral. Atualmente, trabalha como redator do E-Pipoca.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›