Entenda o significados dos termos médicos mais famosos de Grey’s Anatomy

Você já se pegou curioso a respeito dos termos médicos que são usados em Grey’s Anatomy? Saiba agora o que significam alguns dos mais comuns deles.

LVAD

Este termo é um dos mais famosos da série desde a segunda temporada quando Izzie Stevens cortou o LVAD do paciente Denny Duquette, que também era seu noivo, para favorecê-lo na fila do transplante cardíaco.

LVAD é uma sigla para Left Ventricular Assist Device, que, em português, significa Dispositivo de Assistência Ventricular Esquerda e que nada mais é que uma bomba que ajuda o ventrículo com falha tirando a tensão do coração conectando um tubo à artéria Aorta para que o sangue chegue ao resto do corpo.

Denny Duquette (Jeffrey Dean Morgan) e Izzie (Katherine Heigl) em Grey's Anatomy (Reprodução)
Denny Duquette (Jeffrey Dean Morgan) e Izzie (Katherine Heigl) em Grey’s Anatomy (Reprodução)

Laceração

Uma laceração é uma ferida causada na pele por um trauma contuso, também conhecido simplesmente como corte. Como acontece de muitos pacientes chegarem ao hospital com lacerações, não é tão difícil entender por que esse termo é tão usado no show.

Uma das lacerações mais perturbadoras da série foi quando Derek sofreu um acidente de avião que causou uma lesão por esmagamento na mão e uma laceração no braço que quase o deixou incapaz de operar novamente.

“Intubação”

Esse termo já era conhecido na série e ficou ainda mais popular durante a pandemia do coronavírus. Em sua definição mais simples, intubar um paciente significa colocar um tubo em sua traqueia para ajudá-lo a respirar em um processo conhecido como ventilação mecânica.

Um dos casos famosos na série também aconteceu na segunda temporada quando um paciente tinha uma ordem de não reanimar e, por isso, Meredith foi obrigada a retirar o tubo para que o paciente pudesse morrer.

Grey’s Anatomy: Reprodução

Acesso central

No primeiro episódio de Grey’s Anatomy, um acesso central é feito no corpo de um paciente e, a partir daí, o termo ficou famoso entre os fãs da série.

O acesso central é um cateter inserido em uma grande veia para administração medicamentosa, além de se administrar alguns líquidos importantes no tratamento do paciente para que possa fluir pela corrente sanguínea.

Como é um procedimento que somente o médico pode fazer, a doutora Izzie acaba sendo chamada para fazer em um dos episódios iniciais da série. Devido ao fato de ter problemas e não conseguir fazer sozinha, ela é obrigada a acordar a Doutora Bailey e leva uma super bronca por causa disso.

Lâmina 10

Esse é um instrumento cirúrgico muito usado com uma ponta curva para fazer grandes incisões na pene e nos músculos.

Pode ser usada em uma cirurgia de hérnia inguinal ou para abrir os brônquios em cirurgias torácicas.

São feitas de aço e precisam ser cuidadosamente esterilizadas antes e depois de cada procedimento.

A ferramenta aparece em várias cenas de Grey’s Anatomy.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›