Entenda o segredo oculto na abertura de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Abertura se inspirou na história da criação do mundo contada por Tolkien em livro.

A abertura de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder mostra vários grãos de areia dourados que formam objetos diferentes, como anéis e as duas árvores de Valinor.
Muitas pessoas podem não saber, mas a abertura não foi criada assim por acaso e tudo está cheia de significados.

Quem explicou isso foi o designer de jogos Alexander King que afirmou em seu Twitter que a abertura foi inspirada em um fenômeno conhecido como Figuras de Chladni.

Orcs em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)
Orcs em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução / Prime Video)

“Eu estava assistindo Os Anéis de Poder, e os créditos de abertura têm essas formas abstratas se formando e se reformando na areia. Eles pareciam estranhamente familiares, e de repente me lembrei de tê-los visto antes, eles são Figuras de Chladni!”, escreveu.

O fenômeno é conhecido pela formação de figuras em chapas ou placas utilizando grãos que se movem conforme a vibração do som. Em seu experimento, Chladni passava o arco de um violino em uma placa de metal ou vidro.

Como cada uma dessas placas tinha uma vibração diferente, a areia formava padrões variados ao entrar em contato com a ressonância ou frequência corretas.

Isso tudo se encaixa na mitologia criada por Tolkien em O Senhor dos Anéis

O próprio Alexander King explicou que Arda, o mundo onde as histórias de Tolkien se passam, foi criado a partir da música.

Quem descreveu isso foi o próprio Tolkien, em O Silmarillion. A história revela que uma criatura conhecida como Eru Ilúvatar instruiu os Ainur (espíritos que continham toda a sua vontade e diferentes traços dele próprio) criassem Arda utilizando a música.

Nori Brandyfoot (Markella Kavenagh) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)
Nori Brandyfoot (Markella Kavenagh) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Reprodução)

Assim, a música desses seres foi o que deu origem ao mundo e tudo que ficou conhecido como a Terra-Média.

Obviamente, isso é apenas um resumo de tudo que aconteceu, já que, no livro original, o autor escreveu várias páginas para conseguir contar toda a história que imaginou.

Sendo assim, isso explica a decisão da equipe criativa da série de se inspirar na Música dos Ainur para a criação da abertura e utilizar os grãos de areia que também se movimentam com o som da música.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível na Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›