Elfos Domésticos são causa de controvérsia no final de Harry Potter; veja o motivo

Livros podem ter criado um problema no Mundo Mágico, diz teoria

O final da saga Harry Potter foi exatamente como o público esperava tanto nos livros quanto no cinema: Harry venceu Voldemort e salvou o Mundo Bruxo na Batalha de Hogwarts.

Mas há uma teoria na internet que diz que esse final estaria enganando o público há vários anos, pois, supostamente, a morte de Voldemort não teria chegado à raiz do problema.

A teoria se baseia na última frase do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte antes do epílogo, quando Harry revela seus pensamentos após ter conseguido derrotar o maior inimigo da sua vida.

A narrativa do livro diz que Harry se afastou dos retratos enquanto estava pensando na cama que o esperava lá na Torre da Grifinória enquanto ele se perguntava se Monstro poderia levar um sanduíche pra ele lá.

Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Ralph Fiennes (Voldermont) na saga Harry Potter (Reprodução/HBO Max)

Será mesmo que os problemas do Mundo Mágico acabaram com a morte de Voldemort?

O que acontece é que Monstro é um elfo doméstico e se tornou servo de Harry Potter depois da morte de Sirius.

Para relembrar, o elfo pertencia à família Black, mas ficou de herança para Harry já que Sirius era seu padrinho.

No Mundo Mágico, os elfos domésticos são criaturas forçadas por sua própria natureza mágica a servirem aos bruxos e fazerem trabalhos manuais ou cumprirem quaisquer ordens que lhes sejam dadas, não importando as consequências.

Ainda que os bruxos possam executar suas próprias tarefas usando magia, muitos deles escravizam os elfos domésticos e isso serve como forma de demonstrar também sua supremacia e sua alta posição social, já que não são todos os bruxos que possuem elfos.

Monstro, o Elfo Doméstico em Harry Potter (Reprodução)
Monstro, o Elfo Doméstico em Harry Potter (Reprodução)

Entretanto, faz sentido afirmar que manter ideais de supremacia dos bruxos sobre outras criaturas mágicas e não mágicas é concordar com o que o próprio Voldemort pregava.

Isso quer dizer que, apesar de Harry Potter ter passado toda a juventude tentando vencer Voldemort, ele acaba endossando o próprio sistema que seu maior rival apregoava e desejava estabelecer, quando se imagina sendo servido pelo elfo.

Assim, a pergunta que fica no ar é: por que Harry não deu uma peça de roupa a Monstro e o libertou da escravidão?

Dobby é libertado em Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)
Dobby é libertado em Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)

Ou seja, aparentemente, derrotar Voldemort não serviu como uma forma de acabar com as noções de opressão e supremacia dos bruxos no universo de Harry Potter.

Com isso, a porta está aberta para que vilões piores que ele apareçam e, ao contrário do que muitos possam ter imaginado ao final dos filmes e dos livros, o problema pode ser ainda mais profundo do que parece.

Todos os filmes de Harry Potter estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›