Crossover? Veja as referências a Riverdale na parte 4 de O Mundo Sombrio de Sabrina

O Mundo Sombrio de Sabrina – Parte 4 (Reprodução/ Netflix)

Pouca gente se dá conta, mas O Mundo Sombrio de Sabrina nada mais é do que um spin-off de Riverdale.

Com a chegada dos últimos episódios, a bruxa adolescente é mandada para todos os cantos possíveis, incluindo realidades alternativa, mas sequer dá uma passada em Riverdale, cidade vizinha à sua.

Um crossover entre as duas séries com certeza estava previsto, mas isso só aconteceria caso a Netflix encomendasse uma parte extra, além das quatro acordadas em contrato com o canal americano The CW.

Segundo o showrunner das duas atrações, a parte 5 de Sabrina teria criado palco para uma ‘guerra de bruxas’, que colocaria o clube do terror contra os personagens da cidade ao lado. Mas Roberto Aguirre-Sacasa ainda pretende contar essa história através dos quadrinhos conforme informou em um tweet.

Existem porém muitas referências à série de Betty, Archie, Veronica e Jughead entre os episódios.

Aviso: Contém pequenos SPOILERS no texto abaixo

O Mundo Sombrio de Sabrina – Parte 4 (Reprodução/ Netflix)

No primeiro episódio da Parte 4 de Sabrina, Roz diz a seus colegas membros da MAGIA: “Em Riverdale, eles têm preservativos no banheiro”, para dizer que falta a Greendale falar sobre educação sexual nas escolas.

Ainda no primeiro episódio é feita uma nova menção à série-mãe. Um personagem chamado Lucas frequenta brevemente a Baxter High, e quando Sabrina pergunta sobre seu paradeiro, ela acaba dizendo: “É meu entendimento que ele se transferiu para Riverdale High”.

E embora esta não seja uma conexão direta de Riverdale, o Episódio 6 apresenta um trio familiar de estrelas convidadas. Sean Depner, Sarah Desjardins e Doralynn Mui – todos os quais interpretaram estudantes no Stonewall Prep na quarta temporada Riverdale. Eles aparecem como membros de uma banda de rock malfadada.

Segundo os fãs comentaram em redes sociais, o acordo entre a Netflix e a The CW impede, tanto que o canal de TV continue a produzir Sabrina, como outro streaming resgatá-lo.

Existe outro ponto interessante na questão em relação aos cenários utilizados, e que foram destruídos, o que encareceria a construção de novos.

Curiosamente, os fãs estão desaprovando o lançamento de uma história em quadrinhos escrita por Roberto Aguirre-Sacasa, muitos alegam que o showrunner não é bom em criar histórias, e que ninguém deve levar a sério o que ele fará. Muitos dizem ainda que a série só saiu do papel por causa da habilidade de outro profissional, Mark Waid.

Paulo Afonso

Comunicólogo balzaquiano, paulistano, e com experiência vasta nesse mundo virtual. Adorador de séries, filmes, quadrinhos, e tudo o que envolve a cultura pop.


SIGA-NOS E VEJA MAIS