Conheça histórias da Origem de Gotham City que você não sabia

Poucas cidades de quadrinhos fictícios são tão notórias quanto Gotham City, onde o Batman faz suas rondas noturnas espancando criminosos e supervilões até eles virarem suco de caixinha.

A cidade é completamente cheia de corrupção o que pode fazer com que até mesmo o mais forte dos heróis se transforme em criminosos cruéis.

Conheça agora alguns detalhes que você não sabia sobre Gotham.

Origens do primeiro doutor Gotham

Gotham City é conhecida como um viveiro de atividades criminosas que parecem intermináveis e isso está ligado à sua origem.

A história gira em torno de um feiticeiro louco que se autodenomina Doutor Gotham. Séculos atrás, ele foi enterrado e preso no local onde hoje é a moderna Gotham City, e suas energias malignas se espalharam, corrompendo as mentes dos residentes.  Foi isso que ampliou as inclinações criminosas naturais, criando o esgoto do mal pelo qual a cidade é tão conhecida.

A conexão com Miagani

Outra razão para as atividades criminosas infinitas de Gotham pode estar ligada a um antigo povo adorador de morcegos conhecido como Miagani, que habitou as terras ao redor da cidade por milênios. Histórias foram contadas sobre um poderoso xamã chamado Blackfire que tentou assumir o controle dos Miagani para seus próprios fins malignos.

Em uma revolta, o povo selou Blackfire em uma caverna, porém, ele teria conseguido escapar e usou seus poderes malignos para arruinar as terras ao redor, forçando os Miagani a sair. É possível que isso tenha desempenhado algum papel na ‘maldição’ de Gotham City que se seguiria.

Os primeiros super-heróis em Gotham

Alguns podem pensar que Batman foi o primeiro super-herói da cidade, mas não é bem assim. Na verdade, os super-heróis fizeram de Gotham seu lar muito antes, como é o caso do primeiro Lanterna Verde, Alan Scott. Não é à toa que, mais tarde, ele se tornaria presidente da Gotham Broadcasting Company.

Dinah Drake Lance, também conhecida como Canário Negro, também morava em Gotham nos tempos antigos. Ela fez da cidade sua base de operações e se juntou à Sociedade da Justiça da América para lutar contra o submundo do crime.

Mesmo assim, nenhum deles conseguiu dar conta de vencer a imensa quantidade de crimes da cidade, o que preparou o cenário para a chegada do Batman, que mudou a forma como a cidade era policiada.

Batman: A Série Animada (Reprodução)

Influências dos bastidores

Várias cidades americanas do mundo real foram mencionadas como inspirações para a criação de Gotham City, sendo uma delas a cidade de Nova Iorque, como escreveu o escritor Dennis O’Neil: “Manhattan abaixo da Rua Quatorze aos onze minutos depois da meia-noite, na noite mais fria de novembro”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›