Conheça heróis de quadrinhos que foram inspirados na Mitologia

Os quadrinhos se inspiram em muitas fontes, mas o folclore e a mitologia, tanto grega e egípcia quanto nórdica e asiática, têm sido as principais influências para roteiristas e cartunistas de quadrinhos desde que essas publicações começaram a ser lançadas.

Por conta disso, diversos personagens têm origens nas histórias mitológicas. Veja alguns deles a seguir:

Mulher-Maravilha

Mulher-Maravilha (DC Comics)
Mulher-Maravilha (DC Comics)

A versão final da história da Mulher Maravilha diz que ela era filha de Zeus e Hipólita, o que a torna uma semideusa. Seus maiores inimigos nos quadrinhos são Ares, o Deus da Guerra, e Circe, a famosa feiticeira da Odisseia de Homero. Ela luta batalhas épicas com eles regularmente.

Shazam!

Zachary Levi caracterizado como Shazam! (Divulgação / Warner Bros. Pictures)

A inspiração para a maioria dos poderes de Shazam vem da mitologia grega. Quando Batson pronuncia a palavra “shazam”, ele se transforma em um super-herói com os poderes de seis anciões imortais: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio.

Assim, ele consegue possuir a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

Além disso, o personagem ainda possui a sabedoria de Salomão, personagem da mitologia judaico-cristã, conhecido por ser o autor do livro Provérbios de Salomão, que faz parte do texto da Bíblia Sagrada.

Deadman

Deadman nos quadrinhos (Reprodução)
Deadman nos quadrinhos (Reprodução)

Deadman é um super-herói da DC Comics que existe no reino fantasmagórico. Ele é o fantasma do trapezista Boston Brand e vagueia pela terra possuindo corpos. O personagem apareceu pela primeira vez em Strange Adventures # 205 publicado pela DC Comics, antes de ter algumas séries próprias.

Boston Brand era um atleta olímpico e trapezista talentoso que foi assassinado durante uma apresentação. Sua alma então recebeu poderes de posse da deusa hindu Rama Kushna, que foi uma reimaginação de Ram, a divindade indiana considerada o Ser Supremo.

Apesar de parecer mau, por sua história, o personagem não é um vilão. Ele assume o controle da mente das pessoas e realiza boas ações por meio delas, algo que provavelmente foi emprestado do conceito de Karma na tradição indiana antiga. A história em quadrinhos também apresenta uma cidade fictícia chamada Nanda Parbat no Hindu Kush, que é uma espécie de reabilitação para pessoas más.

Yu-Gi-Oh!

Uma série de mangá japonesa que combina com sucesso lendas egípcias com jogos, Yu-Gi-Oh! conta a história do jovem Yugi Mutou. Ele desenvolve um alter ego que adora resolver quebra-cabeças e brincar com jogos mortais contra inimigos mais mortais.

O espírito que possui o menino é um expert em montagem de quebra-cabeças antigos e Jogos de Sombras, pois, na verdade, é o espírito de um Faraó do Antigo Egito que perdeu a memória.

Yugi e seus amigos então tentam ajudar a recuperar as memórias perdidas do Faraó jogando jogos que se tornam cada vez mais perigosos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›