Conheça 9 versões de Peter Parker no cinema e na televisão

Peter Parker, também conhecido como o Homem-Aranha, é um personagem dos quadrinhos da Marvel que existe desde os anos 60. Ele já foi representado na televisão em várias séries animadas e também no cinema, tanto em animação quanto em live-action.

Com cada nova representação e reinicialização, surgem novas visões do personagem com um ator diferente que o retrata.

Cada versão de Peter Parker enfrenta ameaças diferentes e as enfrenta de maneiras diferentes. Conheça agora as 9 versões mais icônicas do Cabeça de Teia.

Tobey Maguire – Homem-Aranha

Homem-Aranha 3 e Tobey Maguire
Tobey Miguire volta em Homem-Aranha 3 (Reprodução)

A versão do ator Tobey Maguire foi a que estabeleceu a entrada do personagem no cinema e marcou uma geração como um dos filmes de super-heróis de maior sucesso numa época em que filmes de quadrinhos não eram também bem recebidos.

Nessa adaptação, Peter Parker vive com seus idosos tios, Ben e May. O tio Ben morre no primeiro filme da trilogia, deixando uma marca profunda em Peter.

Aqui, o personagem vive as lutas mais conhecidas do herói nos quadrinhos: se divide entre seu emprego como fotógrafo do Clarim Diário – no qual ele é sempre ameaçado e subestimado – o dia-a-dia na universidade, o amor por Mary Jane e, claro, sua vida como herói.

Além disso, o Peter de Tobey Maguire enfrenta alguns dos vilões mais icônicos, como Duende Verde, Doutor Octopus e Homem-Areia.

Andrew Garfield – O Incrível Homem-Aranha

Andrew Garfield em O Espetacular Homem-Aranha (Reprodução / Sony)
Andrew Garfield em O Espetacular Homem-Aranha (Reprodução / Sony)

Essa versão o Homem-Aranha um pouco mais divertido e engraçado, ao contrário da versão anterior, que era mais sombrio.

O Parker de Garfield costuma contar piadas e é um personagem leve, ainda que, em alguns momentos seja mais petulante e rancoroso.

Seu maior interesse amoroso nessa duologia não é Mary Jane, mas Gwen Stacy. Diferente do anterior, que tinha teias orgânicas que saíam de seu próprio corpo, o Peter Parker de Garfield fabrica as suas teias e as libera por um dispositivo acoplado à sua roupa.

A morte de Gwen Stacy é um trauma que ele não consegue superar.

Tom Holland – Universo Cinematográfico Marvel

Tom Holland como Peter Parker no MCU (Reprodução / Marvel)
Tom Holland como Peter Parker no Universo Cinematoráfico da Marvel (Reprodução / Marvel)

O Peter Parker de Tom Holland foi introduzido ao MCU em Capitão América: Guerra Civil, como um pupilo de Tony Stark.

Ele é jovem, ansioso para fazer a coisa certa, engraçado e, como sempre, inteligente. Ele tem alguns problemas escolares e sociais, causados por sua vida dupla como herói.

O personagem evolui, principalmente quando se torna um membro dos Vingadores e precisa enfrentar alguns vilões icônicos como Abutre e Mysterio.

Em seu terceiro filme, o Peter Parker de Tom Holland se encontra com as duas versões anteriores de si mesmo e com os seus respectivos vilões, graças a um problema no multiverso, causado por um feitiço malsucedido do Doutor Estranho.

Ultimate Homem-Aranha

Ultimate Homem-Aranha (Divulgação)
Ultimate Homem-Aranha (Divulgação)

Ultimate Spider-Man é uma série animada – disponível no Disney+ – que é cheia de energia, engraçada e também traz muitas piadas.

A animação é relativamente inspirada nos quadrinhos de mesmo nome e traz uma versão de Peter Parker com aproximadamente 16 a 19 anos.

Ele é recrutado por Nick Fury para fazer parte de um programa experimental da S.H.I.E.L.D. que deseja treinar novos super-heróis, que deverão fazer missões atribuídas pelo próprio Fury, depois de passar por sessões de treinamento no Helicarrier, a famosa fortaleza da S.H.I.E.L.D..

Homem-Aranha

Cena de Homem-Aranha A Série Animada (Reprodução)

Esta série animada, que também está disponível no Disney+, traz uma representação clássica de Peter Parker.

Ele tem todas as características tradicionais do herói e mostra algumas das histórias mais populares com seus vilões mais conhecidos, como Kraven, Lagarto e Venom.

Para quem deseja conhecer as histórias canônicas, essa é uma boa opção.

Spider-Man da Marvel

Cena de Spider-Man da Marvel (Reprodução)
Cena de Spider-Man da Marvel (Reprodução)

Esta série foi originalmente exibida pelo Disney XD Basil e estreou em 2017.

A trama dá mais ênfase o gênio científico de Peter Parker e a forma como recita ele recita os princípios do método científico e fala com entusiasmo sobre qualquer tópico que goste, já que sua inteligência e desenvoltura científica são características típicas do personagem.

Homem-Aranha do PS4

Homem-Aranha no Playstation 4 (Reprodução)
Homem-Aranha no Playstation 4 (Reprodução)

O personagem também foi adaptado para o videogame e, na versão do Play Station 4, Peter Parker uma mistura de Tom Holland e Tobey Maguire.

Ao longo do jogo, ele precisa lidar com a tensão entre seu trabalho diurno como assistente de laboratório do Dr. Otto Octavius, seu outro trabalho diurno e sua ocupação noturna como super-herói.

O Espetacular Homem-Aranha

Cena de O Espetacular Homem-Aranha (Reprodução)
Cena de O Espetacular Homem-Aranha (Reprodução)

Nesta animação, Peter tem exatamente 16 anos e faz aproximadamente que ele ganhou seus poderes. Ele se divide entre suas obrigações como estudante e como herói.

A série foi um sucesso por seu jeito moderno de apresentar os personagens clássicos e foi feita para o público infantil, mas não deixa de agradar os adultos que também são fãs do personagem.

As duas temporadas estão disponíveis na Netflix.

Peter B. Parker – Homem-Aranha no Aranhaverso

Cena de Homem-Aranha no Aranhaverso (Reprodução / Sony)

Nessa versão, Peter Parker já é um pouco mais velho e está lidando com seu divórcio e o falecimento de Tia May, além de vários empreendimentos fracassados.

Ainda assim, ele se recompõe e consegue funcionar como o mentor que Miles Morales precisa para ser um verdadeiro herói.

Este filme pode ser assistido no Telecine.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›